Ciência e Saúde

Zé Felipe revela sofrer de doença incurável

O cantor é um dos sertanejos mais tocados do Brasil e descobriu a doença há alguns anos

Tatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Zé Felipe revela sofrer de doença incurável

Divulgação

Em uma entrevista recente ao colunista Leo Dias, o cantor Zé Felipe falou um pouco sobre a espondilite anquilosante, doença crônica que ele descobriu há alguns anos. Segundo ele, esse é o motivo de não dançar em shows e videoclipes: “Eu sou encurtado, tenho espondilite, não mexo direito. Dou um miguézinho, uma parte eu faço”, explicou Zé.

A espondilite anquilosante é uma doença reumatológica caracterizada pela  inflamação principalmente das articulações do esqueleto axial (coluna cervical, dorsal, lombar e sacroilíaco). Os principais sintomas são: rigidez matinal em coluna lombar pela manhã com duração de mais de 1h, dor lombar de caráter inflamatório, ou seja, dor lombar ao acordar pela manhã e melhora com o movimento e piora com o repouso.

De acordo com a dra. Jaqueline Barros Lopes, reumatologista do Hospital Santa Catarina-Paulista, o diagnóstico final é realizado através da somatória de alguns achados clínicos com exames laboratoriais (provas inflamatórias elevadas, presença do HLAB27) e de imagens (evidência de sacroiliíte). 

Os principais locais afetados são: “Além do esqueleto axial, a doença pode afetar outras articulações periféricas como joelhos, tornozelos, pés. Pode também afetar outros órgãos como o olho causando uveíte”, explica a reumatologista.

Ainda segundo Jaqueline se a doença não for tratada adequadamente, pode levar a fusão das articulações levando a limitação dos movimentos.

Embora não exista cura, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas e estacionar a progressão da doença. O tratamento inicial envolve o uso de anti-inflamatórios de forma contínua, associado ou não a drogas imunossupressoras mas imunomoduladoras como o Metotrexato e a sulfassalazina. Casos que não respondem a essas medicações têm indicação de uso de imunobiológicos.

A dra. Jaqueline recomenda para os pacientes hábitos de vida saudável: “Sabe-se por exemplo que o tabagismo e a obesidade são grandes inimigos das doenças. Portanto, não fumar, praticar atividade física e controlar o peso devem ser incluídos no tratamento”.