No final de junho, o cantor Wesley Safadão foi diagnosticado com hérnia discal entre a terceira e a quarta vértebra lombar. Isso causou o estreitamento do canal vertebral e compressão das estruturas neurológicas ali presentes. O cantor precisou se afastar dos palcos com fortes dores na coluna e passou por uma cirurgia de emergência para retirar uma hérnia de disco.
Há um mês atrás a assessoria do cantor informou a pausa na agenda de shows por problemas de saúde. E na última quarta-feira (20), após mais de 20 dias de repouso, o cantor retornou aos palcos. “Que saudade que eu estava de voltar aos palcos, Deus é bom o tempo todo”, escreveu Safadão em sua rede social.
Segundo informações, esse não foi o primeiro episódio que o cantor passou por conta das fortes dores. Há quatro anos atrás, a coluna do cantor já havia “travado”. Na época, ele descobriu que dois discos que servem para amortecer a coluna estavam danificados, com uma saliência na região lombar.
Em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo, ele descreveu: “Uma dor inexplicável”.
O neurocirurgião Francisco Sampaio Junior, médico do cantor, em entrevista ao jornal O Globo, explicou que Safadão faz parte dos 15% da população mundial com a vértebra de transição, que fica entre as regiões lombar e sacral, além de ter os canais vertebrados dos nervos muito curtos.
Segundo especialistas, as dores na lombar são bastante comuns, mas se, a dor não melhorar com o tempo, repouso, sentir fraqueza, a dor irradiar para uma ou ambas as pernas, entre outros, é necessário procurar um neurocirurgião para um melhor diagnóstico.
Os principais fatores de risco que podem gerar a lesão na coluna, são: idade entre 30 e 40 anos, falta de exercícios fisícos, excesso de peso, tabagismo e levantar-se inapropriadamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, as dores lombares ou lombalgias, são a maior causa de faltas no trabalho dos brasileiros.
Já segundo o ranking de auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2016, 116.371 pessoas tiveram que se ausentar do emprego por, no mínimo, duas semanas em razão desses episódios de dores e desajustes na coluna.
Especialistas sugerem medidas para evitar hérnia de disco lombar e outras dores na coluna, como: exercícios de baixo impacto, manter o peso ideal, evitar movimentos bruscos, levantar e sentar mantendo uma boa postura, evitar levantar peso excessivo, abandonar o cigarro, e mudar o estilo de vida.