Ciência e Saúde

Uso de máscaras em aviões e aeroportos deixam de ser obrigatórios

O uso do acessório em voos no Brasil se tornou obrigatória entre 2020 e agosto de 2022, quando foi anulado, mas logo voltou a ser executado em novembro de 2022.

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Uso de máscaras em aviões e aeroportos deixam de ser obrigatórios

Foto: Reprodução / Reprodução:Mamunur@Rashidd

A partir desta quarta-feira (1º) o uso de máscara em aviões e aeroportos deixa de ser obrigatório, conforme declarou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, o uso do acessório nesses ambientes ainda segue sendo recomendado pela instituição, para evitar a transmissão da Covid-19, para as pessoas que estão no grupo de risco. 

A diretoria da agência foi unânime ao voltar para a retirada da regra de máscaras nesse local.

Segundo os diretores, a redução nos casos de internações e novos quadros da doença permitiu que a medida referente às máscaras fosse atualizada. Elas continuam sendo importantes para o combate da doença e vão seguir sendo recomendadas para os grupos de risco, assim como a vacinação que é a melhor ferramenta para combater a doença. 

O uso das máscaras em voos no Brasil se tornou obrigatória entre 2020 e agosto de 2022, quando foi anulado, mas logo voltou a ser executado em novembro do mesmo ano. 

Na época em que a exigência foi suspensa, a agência observou que o atual cenário da pandemia permitia que o uso compulsório fosse convertido em uma medida de proteção individual recomendada, mas não imposta aos viajantes. Entretanto, meses depois do aumento expressivo de casos da doença, a Anvisa determinou novamente a obrigatoriedade.