Ciência e Saúde

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em transportes públicos de São Paulo

A medida entrará em vigor nesta sexta-feira (03), conforme a publicação do novo decreto no Diário Oficial

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em transportes públicos de São Paulo

Foto: Willian Moreira

Após o fim da obrigatoriedade das máscaras em aeroportos e aviões, determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (1°), o Governo de São Paulo decidiu também pela suspensão do acessório no transporte público, sendo trens, metrôs e ônibus. A medida entrará em vigor nesta sexta-feira (03), conforme a publicação do novo decreto no Diário Oficial. 

A decisão foi estabelecida pelo Comitê Executivo do Estado, em reunião na manhã desta quinta-feira (02). Vale lembrar que, a obrigatoriedade da máscara tinha sido imposta novamente em novembro de 2022, devido ao aumento no número de casos da Covid-19. 

Embora o uso tenha sido suspenso nesses serviços, continua sendo obrigatório a utilização nos sistemas de saúde, ou seja, no público, privado e filantrópico. 

O secretário de estado da Saúde, Eleuses Paiva, disse que reconhece a importância das máscaras, como a sua eficácia, porém, é seguro neste momento a retirada do acessório. “Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada sem prejudicar os serviços de saúde.”

Por fim, o monitoramento da evolução da pandemia segue diariamente, com base nos indicadores de casos e internações. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.