Mogi adota esquema especial de vacinação contra a gripe

No sábado (17), das 8 às 15 horas, será realizado o Dia D para qualquer pessoa em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família

Reprodução

Até sexta-feira (16), a vacina contra a gripe está disponível para crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos e também para todos os contemplados nas fases anteriores em todos os Postos de Saúde, das 8 às 13 horas. No sábado (17) e domingo (18) haverá esquema especial para garantir acesso a todos que quiserem se imunizar, conforme orientação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. 

O atendimento foi planejado para evitar aglomerações e longas esperas, lembrando sempre que a vacina da gripe só pode ser aplicada depois de 14 dias da imunização contra a Covid (e vice-versa).

No sábado (17), das 8 às 15 horas, será realizado o Dia D para qualquer pessoa em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família. No domingo (18), o atendimento será exclusivo no drive-thru do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, também para todos os interessados, das 9 às 15 horas.

De segunda a sexta-feira, a vacina contra a gripe está disponível nos Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família, das 8 às 13 horas. Para receber a dose, basta apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacina, se houver. Para as crianças menores de 9 anos, a caderneta de vacinação é obrigatória.

Na campanha oficial, Mogi das Cruzes aplicou 75.526 doses contra a gripe, o que representa uma cobertura total de 46,8 %. Os trabalhadores da Educação lideram o índice de cobertura na cidade, com 71,3%, seguidos pelas gestantes (60,3%) e puérperas (56,7%). Restam cerca de 120 mil doses.

A vacina não é indicada para bebês menores de 6 meses. Além disso, quem tomou vacina de Covid nos últimos 14 dias, deve aguardar esse intervalo para receber a vacina de gripe (é recomendável que se leve o comprovante da vacina de Covid-19 para conferência). 

Se tiver sintomas de síndrome gripal suspeita de Covid e/ou febre, é preciso aguardar o término dos sintomas para receber a dose.