Ciência e Saúde

Itaquaquecetuba ganha primeiro Centro de Atenção Psicossocial

O espaço inaugurado na última sexta-feira (26), conta com consultórios para atendimento psiquiátrico, psicológico e de serviço social

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Itaquaquecetuba ganha primeiro Centro de Atenção Psicossocial

Foto: Dayane Oliveira

Nesta segunda-feira (29), começa o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II de Itaquaquecetuba. A unidade, localizada na avenida Presidente Tancredo Neves, 169, no bairro Estação, oferece atendimento às pessoas com transtorno mental grave e persistente, com o intuito de promover a reabilitação psicossocial. A cerimônia de inauguração ocorreu na última sexta-feira (26). 

Com 370 m² de área construída, o espaço conta com consultórios para atendimento psiquiátrico, psicológico e de serviço social. A estrutura também possui quarto de observação, salas de convivência, medicação, enfermagem e administração, recepção, banheiros adaptados, refeitórios e espaço para oficinas.

"É mais uma vitória para a saúde de Itaquá. Essa unidade é aguardada há pelo menos dez anos e enfim está sendo entregue. Serão cerca de 900 pacientes atendidos neste primeiro momento e ainda temos outras projeções para a rede de saúde mental", disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Para desenvolver o trabalho e fazer os atendimentos, a Prefeitura de Itaquaquecetuba estabeleceu contrato de gestão com a Organização Social Mãos Amigas. O Caps vai funcionar de segunda a sexta, das 7h às 17h, dando suporte aos atendimentos do Ambulatório de Saúde Mental, no centro. 

Os pacientes graves serão transferidos gradualmente e, futuramente, o Caps atenderá outros pacientes encaminhados. "A saúde mental merece atenção e atendimento especial. Essa estrutura é um apoio ao Ambulatório de Saúde Mental, que seguirá ativo e atendendo casos leves e moderados", completou o prefeito Eduardo Boigues.