Guararema recebeu 210 doses da vacina de Oxford nesta terça-feira

Número de doses é inferior ao primeiro lote, mas tem o intuito de acelerar a imunização na cidade

Prefeitura Municipal de Guararema

Nesta terça-feira chegou a Guararema um lote com 210 doses da vacina contra a Covid-19, desta vez, da fabricante Astra Zeneca – Oxford. O carro que transportava as vacinas chegou por volta das 14h30 à Central de Vacinação Coronavírus, localizada na Escola Profissionalizante Prefeito Sebastião Alvino de Souza, no bairro Nogueira.

A Secretária Municipal de Saúde, Adriana Martins, afirmou que dentre amanhã, quinta e sexta-feira a Pasta pretende imunizar as UBS’s, CAPS, Santa Casa e outras unidades de saúde da cidade, e com isso conseguir atingir a marca de aplicação da primeira dose das vacinas em cerca de 90% dos profissionais da área “Esse é um momento muito importante, pois vem para ampliar a nossa cobertura da vacina para nossos trabalhadores de saúde. Estamos evoluindo em nossa campanha”, afirma.

Ainda no grupo prioritário, as vacinas serão destinadas aos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 no município. Por se tratar de laboratório diferente da CoronaVac, a vacina de Oxford não poderá ser utilizada como segunda dose dos pacientes já vacinados. Ela será a primeira dose de uma nova parcela do grupo prioritário.

“É um momento de muita gratidão e fé. A palavra de hoje é esperança, esperança de que logo tenhamos mais vacina e de que essa pandemia acabe, logo isso terá sido resolvido e todos serão imunizados”, disse o prefeito de Guararema, Zé (PL).

De acordo com a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, até agora 240 pessoas foram imunizadas na cidade com a primeira dose da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Alto Tietê

Foram destinadas 22.110 doses para as 12 cidades do CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. A vacinação na região teve início na última quarta-feira, 20, e até terça-feira, 25, cerca de 10,2 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac.

Ao contrário do primeiro lote de vacinas da fabricante CoronaVac, desta vez os municípios passaram a seguir o procedimento padrão de retirada no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE). As 11 cidades do Alto Tietê retiraram e vão retirar no GVE de Mogi das Cruzes, em horários agendados nos períodos da manhã e tarde, enquanto Santa Branca busca no GVE de São José dos Campos.

A quantidade de vacinas de Oxford que chegou hoje é inferior ao primeiro lote, quando a região recebeu 28.750 vacinas. Neste lote da vacina de Oxford, Guarulhos tem direito a 10.520 doses do imunizante; seguido por Mogi das Cruzes com 4.090; Suzano com 2.130; Itaquaquecetuba com 1.450; Ferraz de Vasconcelos 1.410; e Poá 1.090 vacinas. Arujá fica com 540 doses; Santa Isabel com 340 doses; em Guararema são 210 doses; Biritiba Mirim e Santa Branca com 120 vacinas/cada e Salesópolis com 90 doses.

Atualização: No título da matéria dizia quarta-feira, mas foi corrigido para terça-feira. Última atualização às 15h10