Ciência e Saúde

Governo do Estado publica protocolos para o funcionamento de locais religiosos

Cerimônias religiosas devem ter horários espaçados para evitar aglomeração na entrada e saída

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 3 anos

em

Governo do Estado publica protocolos para o funcionamento de locais religiosos

Prefeitura Municipal de Guararema

Com os altos índices de contaminação por Covid-19, o Governo do Estado de São Paulo passou novas diretrizes para um funcionamento mais seguro de igrejas, templos e outros locais religiosos.

De acordo com o governo, o documento foi elaborado em parceria com diversos representantes dos setores e validado pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, com base em critérios técnicos e de saúde.

Alguns dos protocolos necessários para o funcionamento são: nível de ocupação máxima no local deve ser de 30%; obrigatoriedade de tirar a temperatura antes do ingresso no local; obrigatoriedade do fornecimento de álcool em gel; obrigatoriedade de uso de máscara durante todo o período da cerimônia, inclusive pelos celebrantes e assistentes; distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas dentro do local; horários devem ser espaçados para evitar aglomeração na entrada e saída; assegurar a ventilação adequada do local de realização da celebração religiosa, mantendo todas as portas e janelas abertas o todo tempo; além de suspender os coros temporariamente, devido ao potencial de contaminação desta atividade.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.