Ciência e Saúde

Brasil inicia vacinação em crianças e Condemat estuda início da campanha na região

País prepara imunização de crianças de 5 a 11 anos, previsão de início a partir do dia 13; Mogi começa a receber as doses a partir da segunda quinzena de janeiro

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Brasil inicia vacinação em crianças e Condemat estuda início da campanha na região

Divulgação

O Brasil inicia, no próximo dia 13, uma nova etapa rumo à imunização completa de sua população contra o vírus da Covid-19. Estima-se a chegada da remessa de 1,2 milhão de doses da Pfizer, único fabricante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) até o momento para este público-alvo.

Depois de um avanço significativo com mais da metade da população adulta vacinada no Brasil, um número superior a 143 milhões que já tomaram as duas doses, a dose única ou a terceira dose de alguma das vacinas disponíveis, chegou a hora dos pequenos.

Porém, o tema gerou polêmicas sobre a aplicação da vacina para esta faixa etária. O Ministério da Saúde realizou uma consulta pública por meio dos seus canais oficiais para saber quanto a aplicação das vacinas; já os especialistas da área da Saúde defendem a aplicação da vacina o mais breve possível para a garantia de uma infância sem riscos de complicações do novo coronavírus.

A disseminação da variante Ômicron é um novo fator no combate à pandemia, que preocupa as autoridades do Brasil, que tentam se recuperar de mais uma onda de casos e reforça a importância da imunização completa.

Especialistas

O enfermeiro infectologista do Hospital HSANP, Milton Monteiro, conta que vacinar é uma das formas mais indicadas de prevenção ao vírus: “A vacina para 9 milhões de crianças de 5 a 11 anos no Estado de São Paulo impacta na transmissão e agravo à saúde. Todas as vacinas avaliadas por estudos científicos são seguras e não foram evidenciados casos graves e reações em crianças, nos países que já realizam este procedimento”.

Milton Monteiro, enfermeiro infectologista do Hospital HSANP, diz que vacinas são seguras

Em nota conjunta com outros médicos especialistas nos estudos das vacinas, a pediatra Monica Levi sai em defesa da vacinação contra a Covid-19 e considera a aplicação brasileira um avanço para a imunização deste público. “No Brasil, podemos considerar nossos índices de vacinação infantil muito satisfatórios, entre os melhores do mundo. Devemos permanentemente divulgar a importância das vacinas e sua utilidade na proteção da saúde”, enfatizou.

Dra. Mônica Levi. “Devemos permanentemente divulgar a importância das vacinas”