Brasil

Governo de SP suspende uso de máscaras em locais abertos nesta quarta-feira (9)

Uso em espaços fechados, como transporte público e salas de aula, segue obrigatório

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Governo de SP suspende uso de máscaras em locais abertos nesta quarta-feira (9)

Governador tira a máscara ao assinar o decreto da nova medida. Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Atualizada: 09/03/2022 - 14:32

Em São Paulo, o governo do Estado anunciou hoje (9) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. O anúncio oficial foi feito pelo governador João Doria (PSDB), durante uma coletiva de imprensa.

O uso continua sendo obrigatório em espaços fechados, como transporte público. Em escolas, a obrigatoriedade pode ser suspensa em espaços abertos, mas deve ser mantida em sala de aula. Segundo o governador, a liberação total poderá ocorrer até o fim de março deste ano. 

“Depois de dois anos e dois meses de pandemia e de perdas, nós podemos tomar uma medida com essa importância e dimensão”, comentou Doria, que tirou a sua máscara durante o anúncio.

A melhora apresentada nos índices de novos casos, internações e óbitos causados pelo novo coronavírus e o avanço da vacinação, com a aplicação da dose de reforço, abriram espaço para que a discussão sobre a obrigatoriedade das máscaras voltasse a ser pauta discutida pelo Comitê Científico, que auxilia o governador na condução do combate ao vírus.

No começo deste ano, a liberação em espaços abertos foi adotada com cautela devido a um surto de casos da variante ômicron.