Brasil

Família Tsuchida; de pequena produção à grande escala

Com 7 hectares e 18 mil vasos por ano, família Tsuchida aposta em orquídeas e se torna referência em agronegócio com apoio do Sicredi

Redação

Publicado

há 1 mês

em

Família Tsuchida; de pequena produção à grande escala

Crédito da foto: Divulgação

O cultivo de rosas da família Tsuchida começou nos anos 70, quando perceberam a escassez do produto na região, com incentivo de vizinhos. Inicialmente, com 4 hectares de terra, o negócio prosperou, mas nos anos 2000 a entrada de rosas importadas e a abertura do mercado aumentaram a concorrência. Com a estagnação do mercado de rosas de corte, a matriarca decidiu diversificar e apostar nas orquídeas chuva-de-ouro, um movimento que mudaria a trajetória da produção.

Na época, Oscar Kenji Tsuchida estava no Japão, onde trabalhava em uma indústria automobilística e, depois, em uma empreiteira. Porém, em 2009, diante da crise econômica e das iminentes demissões, ele decidiu retornar ao Brasil. Ao cursar Tecnologia em Agronegócio, adquiriu conhecimentos para profissionalizar a gestão da produção familiar. “Sempre tive interesse pela administração e pelo cultivo, e vi uma grande oportunidade de unir esses conhecimentos para impulsionar o negócio”, explica Oscar.

A virada no negócio aconteceu com a consolidação da produção de orquídeas. A expansão dos pontos de venda, a implementação de acordos com novos produtores de mudas e entregas diretas para floriculturas em diversas regiões trouxeram resultados positivos. “Foi a parte mais tensa e desafiadora, mas também a mais gratificante”, lembra Oscar, destacando a transição para uma produção de grande escala.

Atualmente, a propriedade ocupa 7 hectares, emprega 9 pessoas e diversifica sua produção: além das orquídeas, a família Tsuchida cultiva rosas, girassóis de corte, folhagens e mandioca de mesa. As orquídeas exigem paciência, pois o ciclo de cultivo leva até dois anos para gerar retorno financeiro. “A gestão financeira e o capital de giro são essenciais para garantir que o processo se mantenha sustentável”, diz Oscar.

Para ampliar ainda mais a produção, a família buscou apoio financeiro no Sicredi. “O Sicredi me ofereceu soluções que fizeram toda a diferença, como as máquinas de cartão com taxas reduzidas, seguros e financiamentos para implementos agrícolas e até para o sistema fotovoltaico”, conta Oscar. Com o apoio da cooperativa, a família Tsuchida comercializa cerca de 18 mil vasos de flores por ano, refletindo o sucesso de um negócio bem estruturado.

O Sicredi é considerado por Oscar um parceiro fundamental não só no crescimento do negócio, mas também na transformação da comunidade. “Insisto para que meus amigos e outros produtores se associem. A cooperativa fortalece a economia local e nossa comunidade”, afirma. Como membro da Associação dos Agricultores de Guararema, ele reconhece o papel da cooperativa no apoio ao agronegócio local.