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Estudantes enfrentam desafios complexos na busca por inclusão através das cotas raciais, uma batalha que ecoa além dos corredores acadêmicos

Estudantes enfrentam desafios na jornada pela inclusão através das cotas raciais.

Sara Virginia

Publicado

há 8 meses

em

Estudantes enfrentam desafios complexos na busca por inclusão através das cotas raciais, uma batalha que ecoa além dos corredores acadêmicos

Reprodução: Assufrgs

O acesso à educação superior no Brasil é marcado por políticas de inclusão, como as cotas raciais, que visam promover a diversidade e reduzir as desigualdades sociais. No entanto, diversos estudantes enfrentam dificuldades burocráticas e emocionais ao tentar comprovar sua identidade racial para garantir sua vaga nas universidades.

A experiência de Victor Gabriel Cardoso de Araujo, de 20 anos, que busca ingressar no Curso de Artes Visuais da UFU Uberlândia através das cotas raciais, reflete os desafios enfrentadospor muitos estudantes. Após ser aprovado e se inscrever na quota PPI (preto, pardo e indígena), Victor se depara com a necessidade de comprovar sua identidade racial, se identificando como pardo. 

Victor relata ter enfrentado uma série de desafios durante o processo de comprovação, incluindo a exigência de enviar vídeos explicativos e declarações escritas sobre sua identidade racial. Apesar de seus esforços, seu pedido foi indeferido duas vezes, levando-o a buscar ajuda e orientação jurídica.

Atualmente, Victor está no último recurso institucional para garantir sua vaga, enfrentando a possibilidade de recorrer à justiça ou à reitoria da universidade. Essa situação ilustra as limitações enfrentadas pelos estudantes que buscam a inclusão através das cotas raciais.

O caso de Victor ressalta a necessidade de revisão nos critérios de seleção das cotas raciais, bem como o fornecimento de suporte institucional adequado para os estudantes que enfrentam esses desafios. É fundamental garantir que o processo de inclusão seja justo e transparente, promovendo verdadeiramente a diversidade nas universidades brasileiras. A busca pela inclusão através das cotas raciais nas universidades brasileiras é uma jornada repleta de desafios e obstáculos para muitos estudantes.

Esta pauta destaca a necessidade urgente de revisão e transparência nos processos de seleção das cotas raciais, bem como a importância de fornecer apoio emocional e jurídico adequado aos candidatos que enfrentam dificuldades durante o processo de ingresso nas instituições de ensino superior.

Em resposta a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através do presidente do Grupo de Trabalho de Heteroidentificação (GTPPI) foi clara e detalhada quanto ao processo de avaliação da autodeclaração do candidato Victor Gabriel Cardoso de Araujo. Eles destacaram que, após análise das características fenotípicas visíveis do candidato, não foram identificadas características negroides que sustentassem a sua autodeclaração.

Além disso, o parecer ressalta que uma segunda análise, realizada por cinco membros diferentes do GTPPI, também concluiu que o candidato não apresenta as características fenotípicas negroides necessárias para o deferimento de sua autodeclaração.

A resposta evidencia que o processo de heteroidentificação é conduzido com rigor e baseado na análise fenotípica, embora seja importante ressaltar que essa abordagem tem sido objeto de debate e críticas por parte de alguns setores da sociedade.

Para o candidato, essa resposta indica a necessidade de buscar outras formas de contestação ou de recorrer à justiça ou à reitoria da universidade. A transparência no processo de avaliação e a clareza dos critérios utilizados são fundamentais para garantir a equidade e a justiça no acesso às cotas raciais nas universidades brasileiras.

Sou uma profissional versátil que encara os desafios com paixão e dedicação. Meu interesse pela leitura e busca constante por informações que enriqueçam meu cotidiano são características fundamentais. Atuo como Executiva de Novos Negócios na @evvecomunicacao, onde meu foco está em identificar e desenvolver oportunidades estratégicas, além de manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros. Minha formação acadêmica é em Gerenciamento de Processos, especializada em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Além disso, sou casada e mãe de dois meninos, João Abner e Henry Lucca. Nas horas vagas, exercito minha paixão pelo jornalismo digital, compartilhando insights relevantes através das mídias sociais e site de noticia deste portal.