Municípios do Alto Tietê mostram retomada na oferta de vagas

Mogi e Guararema apresentaram saldo negativo de trabalhos formais, mas números voltaram a crescer recentemente 

Divulgação

Dados recentes apresentados pelo Serviço de Atendimento ao Trabalhador (SAT) de Guararema e pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de Mogi das Cruzes mostram que, apesar de uma queda no número de postos de trabalho formais em 2020, as vagas voltaram a aparecer, fechando 2021 com um saldo positivo.

Em Guararema, foi registrada uma baixa em torno de 30% nas oportunidades de empregos formais na região se comparado com dados de 2019, período anterior à pandemia. Apesar da queda, a retomada no município já começa a dar os primeiros sinais, com um aumento diligente na oferta de vagas ligadas aos segmentos do comércio, prestação de serviços e empreendimentos de interesse turístico.

Os setores que mais sentiram esse período de crise sanitária foram comércio, turismo e prestação de serviços, principalmente nos períodos de maiores restrições e picos dos casos de contaminação pela Covid-19.

Com a perspectiva do aumento de vendas no comércio no fim de ano e com a flexibilização de acesso a serviços e equipamentos de lazer e turismo, o mercado volta a reagir. Mesmo com protocolos de segurança, vem se verificando uma evolução na contratação, principalmente dentro dos segmentos do comércio e empreendimentos de interesse turístico.

Já em Mogi das Cruzes, 2020 terminou com um saldo negativo de 1.059 postos de trabalho formal. Este ano, o pior período para o emprego foi maio, mês em que o número de demissões superou o de admissões devido a uma maior restrição sanitária para o enfrentamento do novo coronavírus. Entretanto, a economia já mostra sinais de recuperação, com saldo positivo de 3.790 empregos no ano. 

Ainda na região, foram cadastradas 4.285 vagas no programa Mogi Conecta Emprego, das quais, até novembro, 2.451 tiveram contratações confirmadas. Impulsionados pelos segmentos de serviços e indústrias, todos os setores da economia apresentaram aumento nas contratações. O movimento de recuperação coincide com a melhoria da situação sanitária do País. 

Qualificação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes lembra que, para os empregadores, muitas vezes importa o "saber fazer" e recomenda ao candidato informar as atividades realizadas, mesmo que informalmente, para demonstrar sua experiência, desde que ela seja relevante para o cargo pretendido. 

A Pasta também recomenda dar destaque para cursos e estudos feitos nesse período, demonstrando que o candidato não esteve parado nesse período e atualizar o currículo, principalmente os dados de contato, para não perder as oportunidades.

Guararema

A Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema, por sua vez, destaca a importância da busca por qualificação para um currículo de peso e que chame a atenção dos examinadores. “O mercado de trabalho tem exigências e é preciso atendê-las para conseguir se destacar. Preparar-se para o futuro é imprescindível para a busca por uma recolocação profissional”, explica a Secretaria.