Alto Tietê

Greve; metrô de SP volta a funcionar ?

Na madrugada desta quinta, os serviços de quatro linhas de metrô ficaram suspenso devido a paralisação dos funcionários metroviários

Kauany Germano

Publicado

há 1 ano

em

Greve; metrô de SP volta a funcionar ?

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Por conta da greve dos metroviários, que teve início por volta das 0h desta quinta-feira (23), quatro linhas da Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo (Metrô) amanheceram sem serviço. A paralisação inicialmente seria por tempo indeterminado, como forma de reivindicação das atuais condições de operação dos metroviários. 

Para encerrar a greve, o sindicato dos trabalhadores propôs a liberação das catracas que foi aceita pelo Metrô de São Paulo por volta das 9 horas. Mais cedo, o sindicato já havia orientado os metroviários a retomarem os postos para que estações pudessem ser abertas com as catracas liberadas, a fim de evitar transtornos para a população. 

Em nota oficial publicada pelo Metrô de São Paulo, fica esclarecido que a medida foi colocada em prática, condicionada ao retorno imediato de 100% dos funcionários da operação e manutenção, para garantir a segurança dos passageiros. 

Transtorno 

A greve desta quinta-feira (23) atingiu as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata, que continuam com os serviços suspensos, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás estão funcionando normalmente. Estima-se que cerca de 90% do movimento de passageiros nas três linhas foram interrompidos. Ao todo, são quase 2,8 milhões de pessoas que dependem do transporte por dia no estado de São Paulo. 

Devido à paralisação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que opera normalmente, registrou lotação e longas filas para acessar as catracas. 

A equipe do O Novo continua buscando por atualizações.