MED - Adriano MED - Adriano

Alto Tietê

Notas CAPAG revelam situação fiscal dos municípios do Condemat

Guararema e Ferraz têm nota A, enquanto Mogi, Suzano e outros sete municípios aparecem com avaliação C, o que restringe o acesso a crédito com aval da União

Pedro Henrique

Publicado

ontem

em

Notas CAPAG revelam situação fiscal dos municípios do Condemat

Divulgação

Um novo levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional revela disparidades fiscais entre os municípios que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). A análise, feita por meio da nota CAPAG (Capacidade de Pagamento), mostra que apenas quatro cidades da região atingiram a nota máxima (A), enquanto outras sete foram avaliadas com nota C, o que limita sua capacidade de contratar financiamentos com garantia da União.

Entre os destaques positivos estão Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Poá, todas com nota A. Esses municípios demonstraram equilíbrio fiscal nos três critérios que compõem a CAPAG: endividamento, poupança corrente e liquidez. O município de Guararema apresentou indicadores sólidos, com endividamento de apenas 5,18%, despesas correntes equivalendo a 80,36% da receita, e liquidez de 19,84% — todos dentro do padrão de excelência exigido.

Por outro lado, municípios como Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Biritiba Mirim, Guarulhos, Santa Isabel e Arujá foram avaliados com nota C. Isso significa que, mesmo que alguns desses municípios apresentem bons resultados em um ou dois critérios, a pior nota entre eles define o resultado final — e, portanto, bloqueia o acesso a empréstimos com respaldo da União.

No caso de Mogi das Cruzes, por exemplo, o índice de endividamento foi considerado excelente, com nota A (24,38%), mas a poupança corrente atingiu 95,84%, o que resultou em nota C, e a liquidez foi avaliada como B (0,98%). A combinação fez com que a cidade fosse reprovada no critério geral da CAPAG, afetando sua capacidade de captar recursos para novos investimentos.

A CAPAG é uma ferramenta do Tesouro Nacional usada para avaliar se estados e municípios podem assumir novas dívidas com garantias federais. Além de ser um selo de responsabilidade fiscal, ela interfere diretamente no acesso a recursos estratégicos para infraestrutura, mobilidade, educação e saúde.

banner-onovo
EVVE BANNER MED - Adriano