Internacional

Submarino desaparece durante expedição aos destroços do Titanic 

As buscas são complexas, pois as autoridades estão procurando o submarino tanto debaixo d'água quanto na superfície. A embarcação pode ter emergido e, mesmo assim, ter perdido a comunicação com o navio

Leticia Faria

Publicado

há 10 meses

em

Submarino desaparece durante expedição aos destroços do Titanic 

Foto: OceanGate

Um submarino em expedição aos destroços do Titanic desapareceu no mar dos Estados Unidos no último domingo (18). O submersível, que contém 5 pessoas a bordo, perdeu contato com o navio de pesquisas canadense Polar Prince após 1 hora e 45 minutos de sua descida, segundo a Guarda Costeira da região.

A tenente Samantha Corcoran, porta-voz da Guarda Costeira, foi quem informou as autoridades sobre o sumiço. Ela relatou que o navio de pesquisa canadense havia perdido contato com a embarcação de 6,5 metros, operada pela OceanGate. A embarcação estava atrasada na verificação de suas comunicações, de acordo com Samantha.

"No momento, estamos tentando usar todos os esforços e trabalhar com parceiros internacionais para obter recursos e localizar com segurança todas as cinco pessoas", disse ela.

Diante da preocupante situação, na última segunda-feira (19), a Guarda Costeira lançou uma operação de busca e salvamento em busca do grupo, que possui apenas 70 ou 96 horas de oxigênio de emergência no submarino.

As buscas são complexas, pois as autoridades estão procurando o submarino tanto debaixo d'água quanto na superfície, afirmou Mauger, o Comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, responsável por liderar a operação de busca e salvamento. Ele também observou que a embarcação pode ter emergido, mas pode ter perdido a comunicação com a embarcação de turismo de onde partiu no domingo.

"Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível. Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes", finalizou a empresa responsável pela viagem, OceanGate Expeditions.

Caso Titanic - Naufrágio 

Em sua viagem inaugural em abril de 1912, o Titanic colidiu com um iceberg no Oceano Atlântico Norte, resultando no naufrágio da embarcação e na trágica morte de mais de 1.500 pessoas. Os destroços do Titanic foram encontrados em 1985, localizados a sudeste da província canadense de Newfoundland, aproximadamente 4 quilômetros abaixo da superfície do oceano. Os destroços estão divididos em duas partes no leito marinho.