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Comerciantes da região falam sobre prejuízos do apagão digital

Falha no sistema do Facebook causou queda nas ações da empresa após cerca de 7 horas fora do ar

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Comerciantes da região falam sobre prejuízos do apagão digital

Reprodução

No início da tarde desta segunda-feira (4), o Facebook, o Instagram e o Whatsapp se encontraram fora do ar. Outras redes sociais, como o Twitter, apresentaram instabilidade por conta do súbito aumento no número de usuários. Agora, com a volta das redes, vários empresários e comerciantes tentam calcular e recuperar o prejuízo do tempo perdido.

Os impactos do apagão digital foram sentidos em diversos setores e em todo o mundo. Mark Zuckerberg, dono das empresas Facebook, teve um prejuízo de quase U$ 6 bilhões, com uma queda de quase 5% no valor de suas ações. A pane nas redes, entretanto, também foi sentida, e afetou, por milhares de pessoas.  

Para Isis Pachi, que trabalha com redes sociais, o apagão representou uma porta fechada para novos clientes. “Não sei te estipular quanto perdi de pedido, porque nossos clientes que já estão fidelizados nos ligaram, mas talvez eu tenha perdido algum cliente novo”, explica a vendedora. "Eu faço publicações sobre nossos produtos todos os dias nas redes sociais, então isso impacta bastante, porque cerca de 70% das nossas vendas são feitas pelo Whatsapp ou pelo Instagram”, lamentou.

O apagão digital interrompeu, não só a realização de novas vendas, mas o atendimento a clientes. “Nós temos grupos com os clientes que atendemos e esse contato foi interrompido, então processos como novas publicações e aprovação de conteúdo ficaram pendentes”, conta a assistente e responsável pelo tráfego digital, Sara Virginia, que trabalha em uma agência de publicidade.

As redes sociais voltaram no início da noite de ontem e a empresa fez uma publicação, escrita pelo vice-presidente de infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, explicando o que aconteceu. 

“Alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação”, relatou o executivo. Ou seja, a falha teria feito o Facebook ‘deixado de existir’, por isso se tratou de um problema grave.