Alto Tietê

Mais de 400 atendimentos realizados na ação ‘Expresso Mulher’ em Suzano

Projeto voltado à saúde feminina impulsionou os atendimentos médicos no município

Redação

Publicado

há 3 anos

em

Mais de 400 atendimentos realizados na ação ‘Expresso Mulher’ em Suzano

Paulo Pavione/Secop Suzano

Neste sábado (2), foi realizada a segunda edição do “Expresso Mulher – Clínica Itinerante de Saúde Feminina", iniciativa que faz parte da campanha Outubro Rosa e garantiu mais de 400 procedimentos especializados para o público feminino nas proximidades da Cidade Boa Vista.

A ação da Secretaria de Saúde de Suzano foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, onde as mulheres tiveram acesso facilitado a exames de imagem, consultas e outras necessidades na rede de atenção básica durante o acolhimento..

Voltada exclusivamente para as suzanenses que já tinham procedimentos agendados na unidade e em outras localidades adjacentes, ao longo do dia, os profissionais da Saúde fizeram cem procedimentos de ultrassom de mama e transvaginal, 62 consultas ginecológicas, 40 coletas de exames papanicolau, além de 200 testes rápidos para hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV e sífilis.

Outras medidas também foram oferecidas ao público na ocasião, como acupuntura, atendimentos com dentista e com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), cuidados com a saúde mental, bem como aconselhamentos e orientações sobre os cuidados com a saúde da mulher. A coleta de Papanicolau também se estendeu para as Unidades de Saúde da Família (USFs) Antônio Marques de Carvalho, do Jardim Maitê, e Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis.

A primeira-dama, Larissa Ashiuchi, pontuou que o "Expresso Mulher" já havia contemplado a região do Parque Residencial Casa Branca em agosto. Na primeira edição. 305 atendimentos realizados em teor preventivo e informativo, inclusive com palestras. "O projeto é de extrema importância para agilizarmos os serviços ginecológicos à população da cidade e prezar pela saúde das mulheres", afirmou.