Mundo

ChatGPT: A inteligência artificial que viralizou

O robô inteligente criado pela OpenAI

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

ChatGPT: A inteligência artificial que viralizou

Foto: Reprodução / Getty Images

O robô ainda está em fase de testes, mas já é uma das invenções mais positivas dos últimos anos e com um grande potencial. Quem já conversou com aqueles chats automáticos, sabe que o usuário só fica nas opções limitadas apresentadas pela máquina, ela se perde, não sabe o que responder e acaba encerrando a conversa e por fim aciona um atendente humano.  

Porém, de um tempo para cá, um deles anda fazendo sucesso e virou o preferido das pessoas, sem contar o sucesso que ele está fazendo nas redes. O ChatGPT é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, especializado em diálogo. “Chatbot” é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. 

Desde que foi aberto para as pessoas testarem gratuitamente, ele já conta com mais de 1 milhão de usuários que desafiam o robô diariamente com tarefas como escrever poemas, criar músicas e claro, todo tipo de pergunta.

Diante disso, ele só vem colecionando elogios pelo ótimo desempenho que vem tendo. A arquitetura utilizada no CHATGPT, o Transformer, é composta por camadas de atenção e camadas de feed-forward. A camada de atenção permite que o modelo preste atenção em diferentes partes do texto que está entrando e sendo enviado para ele. Já, a camada feed-forward permite que o robô aplique transformações complexas aos textos de entrada. 

Durante o treinamento, o modelo é exposto a uma abundância de exemplos de texto, aprendendo a reconhecer padrões e relações entre as palavras, permitindo que ele gere textos coerentes e semelhantes às escritas humanas.

O robô gerou tanta comoção que o acesso à página de testes dele, anda apresentando estabilidades, e com tanto sucesso os usuários questionam se o ChatGPT, conseguiria substituir um humano com total eficiência, apesar de ainda ser apenas uma versão de teste.

Por enquanto, o robô está disponível gratuitamente, mas devido à demanda e uso de dados, a ferramenta terá uma mensalidade no futuro. Confirmou a empresa.