Guararema

Em Guararema, Carnaval de Rua 2023 chega ao fim e registra participação de 53 mil foliões 

O bloco que concentrou maior número de pessoas foi o ‘O Conde de Matutóia’, que já vinha sendo aguardado por moradores do Alto Tietê

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Em Guararema, Carnaval de Rua 2023 chega ao fim e registra participação de 53 mil foliões 

O secretário Mateus Sartori disse que o resultado foi positivo / Foto: Comunicação/PMG

O Carnaval 2023 de Guararema reuniu centenas de pessoas em suas programações. Ao todo, foi calculada a movimentação de 53 mil foliões. A cidade contou ainda com a participação de pessoas de diferentes locais, tanto no concurso de marchinhas, ações pré-carnavalescas e nas matinês na Vila de Luís de Carlos, além do Cortejo dos quatro blocos que saíram às ruas do Centro nos últimos dias.

O primeiro evento teve início no último dia 10, com o 5º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Guararema, realizado pelo Bloco do Cride, juntamente com o apoio da Prefeitura da cidade, marcando seu encerramento na terça-feira (21).

Outra atividade que contribuiu com a comemoração e que agitou os foliões foi o Pré-Carnaval do Conde de Matutóia, no dia 12. Foram totalizados a presença de quatro mil pessoas. Já as matinês desenvolvidas para o público infantil, que aconteceram entre o sábado (18) e a terça-feira (21), receberam sete mil pessoas.

Dentre os blocos presentes na festividade, o que concentrou maior número de pessoas foi o ‘O Conde de Matutóia’, que já vinha sendo aguardado por moradores de todas as regiões do Alto Tietê. Para acompanhar o grupo, no último domingo (19), 16 mil foliões partiram para o Centro, seguindo do Parque Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, com o destino ao Recanto Américo - conhecido como Parque do Pau D’Alho.

A equipe do O Novo conversou com o presidente do Bloco Carnavalesco Independente ‘O Conde de Matutóia’, Everton Paglia. Foi levantada a questão sobre qual foi a experiência de retomar a programação de Carnaval em Guararema. Para ele, a retomada foi algo de grande valor. “Acompanhar todos se divertindo sem restrições foi uma coisa muito boa. Não podemos esquecer que foram quase três anos de longa espera, mas de muito respeito a tudo que passamos durante o período de pandemia.”

“Realizamos em conjunto com a Prefeitura Municipal e os demais blocos, um Carnaval de rua muito bonito. Foram quatro dias de desfiles com grande participação do público e tudo correndo dentro do previsto”, ressalta. 

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo de Guararema, Mateus Sartori, o resultado foi “muito positivo” e acima da previsão inicial. Ele aproveitou ainda para agradecer ao prefeito da cidade, o Zé, como também a todos os outros envolvidos no evento, sendo a Segurança Pública e a diretoria de Trânsito, que em conjunto trabalharam para garantir o sucesso da programação. 

“Nosso prefeito Zé solicitou que pensássemos em um trajeto de forma a ter controle das pessoas que entravam no circuito dos blocos. Então, fizemos barreiras de acesso em todo este circuito do Carnaval. Nessas barreiras, recolhemos vidros e qualquer coisa que pudesse colocar as pessoas em risco. Fizemos revista das pessoas e toda a ação foi também sustentável, porque fizemos a coleta dos materiais e resíduos sólidos, que foram direcionados para a cooperativa Guararecicla”, avalia Mateus.

Por fim, no balanço geral foi calculado a presença de 53 mil pessoas. 

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.