Alto Tietê

Chuvas no Alto Tietê causa vários desastres

As fortes chuvas, além de causarem alagamentos, está deixando muitas pessoas sem suas casas

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Chuvas no Alto Tietê causa vários desastres

Foto: Reprodução / Prefeitura de São Sebastião

Os temporais dos últimos dias na região do Alto Tietê causaram verdadeiros desastres em vários pontos das cidades, com perdas imensuráveis para seus moradores, chegando a deixar alguns municípios em estado de total calamidade. As fortes chuvas, além de causarem alagamentos, vieram acompanhadas de desabamentos de terra, interdições de via, deixando muitas pessoas sem suas casas e muitos mortos, entre alguma das vítimas que ainda se encontram desaparecidas. 

Na tarde de ontem (23), por exemplo, foram enviadas cinco equipes do Corpo de Bombeiros para a retirada dos escombros causados por um deslizamento de terra, que ocorreu por volta das 15h, na Avenida Mariana Junqueira, na Vila São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos, após uma forte chuva atingir a região. Devido à situação, um homem ficou soterrado. A vítima tinha 45 anos e estava em casa com suas duas filhas. Elas conseguiram fugir, saindo apenas com escoriações leves. Já o homem não resistiu, tendo o corpo encontrado pela equipe no período da noite.  

Este foi a única ocorrência de morte na região, apesar de já haver outros pontos de deslizamentos, como a Vila Cristina, também localizada em Ferraz de Vasconcelos. 

Sem se esquecer que, ao todo, o Litoral Norte de São Paulo conta com mais de 40 mortes confirmadas e mais de 4  mil desabrigados ou desalojados.

Segundo a Defesa Civil, ao todo são 2.251 desabrigados e 1.851 desalojados. Os dois grupos, apesar igualdade entres as situações causadas pela, a chuva, apresentam diferenças entre si. Os desabrigados saíram de suas casas e não sabem para aonde devem ir, ficando dependentes da ajuda da Defesa Civil, que se torna responsável por disponibilizar um local para essas pessoas. Agora os desalojados são pessoas que apesar de deixarem suas casas, de forma temporária, tem a quem recorrer. 

Já foram 682 mililitros de água no município. Sendo o maior volume registrado na história do Brasil, causando uma destruição incalculável. A região foi uma das mais atingidas até o momento, segundo os dados relatados. As suas quatro cidades do Litoral, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba, foram fortemente castigadas pelos temporais. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as previsões ainda indicam grandes volumes de chuva até o final de fevereiro, que será na próxima terça-feira (28). É previsto para as regiões fortes pancadas de chuva acompanhas de trovoada/raios e ventanias.