Mogi das Cruzes

Vereadores de Mogi aprovam mudança na GCM

O Projeto de Lei Complementar do prefeito equipara a carga horaria do curso da Guarda Municipal com a matriz curricular nacional

Lucas Peres

Publicado

há 1 ano

em

Vereadores de Mogi aprovam mudança na GCM

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Os vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram na última terça feira (11), o Projeto de Lei Complementar n° 06/2023, de autoria do prefeito Caio Cunha (PODE), que altera a Lei Complementar n° 69/2010, sobre o estatuto e o plano de cargos, carreira e remuneração da Guarda Civil Municipal (GCM).

A mudança proposta pelo projeto é que a carga horaria dos alunos do curso da GCM da cidade passe de 900 horas para 476 horas, como prevê a matriz curricular nacional dos Guardas Civis Municipais. Essa mudança é uma reinvindicação antiga da categoria.

Durante a votação, os vereadores Francimário Farofa (PL) e Marcos Furlan (PODE) defenderam a mudança, porém deixaram em evidência a necessidade de atender outros pedidos dos servidores públicos.  

“Votarei favorável, mas ressalto que é preciso discutir sobre outros anseios da Guarda Municipal, como o plano de carreira que poderá garantir melhores salários. Precisamos valorizar esses homens e mulheres que defendem a nossa população” disse Francimário.

“Parabenizo o Executivo pelo canal de diálogo aberto com a Guarda Municipal. Os guardas estão sempre nos cobrando por melhorias nas condições de trabalho. O prefeito pretende fazer um plano de carreira e aprovar mudanças significativas para a categoria. Hoje, eles entram como as mesmas responsabilidades dos antigos vigias nos concursos, mas na prática surgiram novas incumbências, como a Romu (Ronda Ostensiva Municipal)” Finalizou Furlan.