Mogi das Cruzes

Semae inicia construção de armazenamento

A construção é voltada para módulo de armazenamento de cilindros de cloro na ETA Centro, a iniciativa visa em avanços municipais

Sofia Rojas Barbosa

Publicado

há 7 meses

em

Semae inicia construção de armazenamento

Foto: SEMAE

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) deu início à construção de um novo módulo destinado ao armazenamento e operação dos cilindros de cloro utilizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. Essa medida surge como resposta a sugestões dos próprios servidores que atuam na operação, visando aprimorar as condições de trabalho, com foco na segurança e ergonomia.

 

A estrutura do novo módulo é composta por um sistema deslizante para abertura e fechamento, reduzindo assim a necessidade de manuseio direto dos cilindros pelos operadores. Tanto a descarga quanto o içamento dos cilindros serão realizados por caminhões munck da empresa fornecedora de cloro.

 

Essa nova iniciativa integra um conjunto de ações para melhorias na ETA Centro, incluindo a modernização do tratamento de água. A primeira etapa dessa modernização, concluída no ano passado, concentrou-se no sistema de filtragem, tornando a operação mais eficiente e moderna.

 

Um novo procedimento para a lavagem dos filtros foi implementado, substituindo métodos mecânicos e hidráulicos antigos por um painel digital sensível ao toque. Isso resultou em maior segurança operacional e agilidade no acionamento de válvulas e bombas.

 

Além disso, a reforma dos filtros convencionais incluiu a instalação de linha de ar para retrolavagem, modernizando os procedimentos e prolongando a vida útil dos filtros, fundamentais para a qualidade do tratamento.

 

Essas melhorias não apenas aprimoram a operação da ETA Centro, mas também geram economia de água. Segundo o departamento responsável, a nova forma de lavagem resulta em uma economia de até 62,5 milhões de litros por mês, volume suficiente para abastecer uma grande quantidade de pessoas mensalmente.

 

Em 2021, a ETA Centro já havia concluído a implantação de um novo sistema para agilizar a limpeza dos decantadores, e também reformou seis filtros auxiliares, aumentando sua capacidade de tratamento. Essas iniciativas reforçam o compromisso do Semae com a iniciativa de intensificar a eficiência e a qualidade no fornecimento de água potável para a população do município.

 

O Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PMAE) de Mogi das Cruzes delineia objetivos cruciais: tornar o acesso a esses serviços universal na cidade até 2046. Este plano estratégico estabelece metas claras e prazos definidos para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a água potável e saneamento básico.