Mogi das Cruzes

Secretário de Segurança Pública de Mogi é convocado pelo Legislativo 

Após sacar arma durante desocupação, Toriel Sardinha terá de ir à Câmara prestar esclarecimento aos vereadores

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Secretário de Segurança Pública de Mogi é convocado pelo Legislativo 

Segurança Pública, Toriel Sardinha, teria se excedido ao sacar uma arma em meio a uma discussão com moradores na Vila São Francisco/Foto: Reprodução

Durante a sessão ordinária de terça-feira (7), o vereador e presidente da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública, Iduigues Martins (PT), anunciou a convocação do secretário municipal de Segurança Pública, Toriel Sardinha. 

O fato acontece após a circulação de um vídeo onde o chefe da Pasta saca uma arma durante a ação de desfazimento de barracos, na Vila São Francisco, no começo do mês.

“Conforme prevê a Lei Orgânica, as comissões têm a prerrogativa de convocar os secretários. Nesse contexto, a Comissão de Segurança deliberou por convocar o secretário Toriel Sardinha a dar explicações sobre o episódio que teria acontecido na ocupação da Vila São Francisco, no último dia 3. Toriel sacou uma arma em momento extremamente tenso, um descuido que poderia ter dado origem a uma grande tragédia em nossa cidade”, disse Iduigues Martins, durante a sessão.

O vereador deixou duas alternativas para a ida do secretário: terça-feira (14) ou quarta-feira (15), às 15 horas.

Nas imagens que circulam pelas redes sociais, é possível ver uma discussão entre um ocupante e o secretário, que saca a arma e a guarda logo em seguida. Após isso, a discussão continua com outros ocupantes.

Procurada pela redação do O Novo, a Prefeitura informou que o documento encaminhado pela Câmara Municipal está em análise e reforçou, em nota, que “o episódio de uso de conduta mais enérgica durante a operação foi algo isolado, que não condiz com a ação como um todo”.

A Administração Municipal também afirmou que a ação de desfazimento das unidades não ocupadas e inacabadas na área invadida da Vila São Francisco ocorreu de forma pacífica durante todo o dia e contou, inclusive, com apoio dos ocupantes.

A redação tentou entrar em contato com o vereador Iduigues Martins, mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno do parlamentar.

Reincidente

Essa é a segunda vez que Toriel Sardinha é convocado para dar explicações à Casa de Leis. Em abril, no dia 19, o secretário foi até a Câmara para se justificar sobre uma suposta agressão cometida por ele em outra ação de desocupação, também na Vila São Francisco. Na época, o chefe da pasta afirmou que apenas conteve um morador, que havia se recusado a deixar uma moradia irregular no bairro.