Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação de Mogi promove formação sobre TEA para os projetos de Educação Musical

O projeto visa melhorar a e facilitar a socialização e aprendizagem de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista

Redação

Publicado

há 6 meses

em

Secretaria de Educação de Mogi promove formação sobre TEA para os projetos de Educação Musical

Foto: pmmc

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promoveu uma formação para os profissionais envolvidos nos projetos de Educação Musical a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizados no final de abril, os dois encontros reuniram os profissionais dos projetos “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, gerido em parceria com a Sinfônica Mogi, e “Pra Ver a Banda Passar”, promovido pela Secretaria em colaboração com a AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes), contando ainda com o apoio da Diretoria de Ensino - Região Mogi das Cruzes.

 

Richard Bitelli, presidente da AFABAMC, ressaltou a importância da iniciativa, destacando que proporcionou direcionamento essencial para compreender as dificuldades enfrentadas e quais abordagens utilizar com alunos com TEA. A preocupação com a inclusão e o acolhimento de todas as crianças foi enfatizada

como fundamental.

 

Além disso, a formação beneficiou monitores e coordenadores do projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Secretaria e gerido pela Sinfônica Mogi. O diretor artístico da Sinfônica Mogi destacou a crescente interação com crianças autistas e como a formação ajudou a compreender melhor como facilitar a socialização e aprendizagem delas.

 

Os encontros foram conduzidos pela empresa Focus, responsável pela formação de professores e especialistas da rede municipal de ensino, com expertise em TEA, ABA e PEI (Plano Educacional Individualizado). Esta foi a primeira vez que os profissionais participaram de uma iniciativa voltada especificamente para o Transtorno do Espectro Autista.

 

O coordenador dos projetos de música da Secretaria, maestro Allan Caetano, destacou a importância dessas ações educacionais sensíveis e inclusivas para os profissionais envolvidos, considerando o evento um marco significativo.

 

A ação faz parte de um conjunto de formações que serão realizadas ao longo do ano, totalizando nove encontros, sendo cinco neste primeiro semestre e quatro no próximo. Essa iniciativa também se insere nas atividades realizadas pela Secretaria de Educação durante o mês de abril, em referência à conscientização sobre o autismo.

Os projetos “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” e “Pra Ver a Banda Passar” atendem a 15.632 alunos com aulas de musicalização, instrumentos e coreografia em 48 escolas das redes municipal e estadual da cidade.