Os corredores do Museu Catavento, em São Paulo, ganharam vida com a energia contagiante dos alunos do 2º ano da Rede Municipal de Ensino de Guararema. Entre os dias 23 e 26 de abril, mais de 440 crianças, acompanhadas por professores, monitores e representantes da Secretaria Municipal de Educação embarcaram em uma jornada educativa repleta de descobertas.
O Programa Visitando Museus, uma iniciativa da Prefeitura de Guararema, proporcionou a esses jovens estudantes uma experiência enriquecedora, que vai além das paredes da sala de aula. Com início às 7 horas da manhã, os alunos desfrutaram de um café da manhã nas unidades de ensino antes de embarcarem em ônibus rumo à capital paulista.
Durante a visita, as crianças mergulharam em um universo de conhecimento dividido em quatro seções principais: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada ambiente oferecia uma miríade de instalações interativas e curiosidades, permitindo o acesso a uma variedade de conhecimentos.
Na seção Universo, os pequenos exploraram a origem do cosmos, sua evolução e a formação da Terra, enquanto na seção Vida aprenderam sobre a diversidade e evolução da vida no planeta. O roteiro pelo Engenho apresentou descobertas em física, química e engenhosidade humana, incluindo conceitos de luz, óptica, mecânica e eletricidade. Já na seção Sociedade, temas relevantes como igualdade racial e preservação do meio ambiente foram discutidos.
“A Secretaria de Educação reforça seu compromisso com a Educação guararemense, investindo em vivências e aprendizagens variadas, dentro e fora das quatro paredes da sala de aula, para que, de fato, os alunos sejam os maiores beneficiados no processo de aprendizagem e possam impactar toda comunidade escolar por meio das experiências vividas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
Como uma lembrança especial, ao final da visita, cada criança recebeu um cata-vento, em alusão ao nome do museu, simbolizando a força do vento e o movimento constante do aprendizado.
O Programa Visitando Museus, que teve início em 2023, tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental um contato direto com espaços educativos e culturais em São Paulo. Com um itinerário adaptado a cada ano escolar, o programa estimula o pensamento crítico e o raciocínio lógico das crianças, além de promover o diálogo entre o ambiente escolar e o mundo exterior.
A próxima turma a participar do programa será o 1º ano, que terá a oportunidade de explorar o Museu da Imaginação neste mês de maio.