Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi investe milhões na rede de ensino

A iniciativa visa a uniformidade nas escolas, garantindo oportunidades para os alunos

Leticia Faria

Publicado

há 1 ano

em

Prefeitura de Mogi investe milhões na rede de ensino

Foto: Warley Kenji/PMMC

O investimento de mais de R$ 12 milhões em equipamentos e conectividade de alto padrão para toda a rede municipal de ensino, incluindo escolas municipais e creches subvencionadas, foi entregue pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na última quinta-feira, dia 11. A Escola Municipal Rural Benedito Pereira de Paula, localizada no bairro do Beija Flor, foi a primeira unidade escolar a receber os equipamentos. A iniciativa visa proporcionar uniformidade à rede municipal, garantindo dignidade e oportunidades a todos os alunos.

O contrato assinado tem como objetivo fornecer 1 MB por período para todas as unidades municipais, visando cada aluno. O prefeito Caio Cunha afirmou que iniciar esse projeto por uma escola na zona rural é simbólico, pois começam pelos pontos mais afastados para chegar ao centro. O projeto busca atender onde é realmente necessário, trazendo uniformidade para a rede municipal e proporcionando dignidade e oportunidades para todos os alunos.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler também ressaltou as oportunidades trazidas pela conectividade, afirmando que é um mundo que abre portas incríveis para as crianças. Ela enfatizou a importância de combinar essa tecnologia com a tecnologia humana para ampliar ainda mais as possibilidades. A previsão é que todas as escolas municipais sejam atendidas até o final deste ano.

Além da conectividade, a unidade recebeu uma lousa interativa, equipamento que será entregue em todas as escolas municipais. A diretora Eliane Batista de Souza e a vice-diretora Claudia Xavier de Campos expressaram sua satisfação em iniciar esse projeto, destacando a reação encantadora dos alunos ao conhecerem a lousa.

O pacote de benefícios também incluiu a entrega de quatro mil chromebooks, sendo três mil para os alunos e mil para os professores da rede municipal de ensino. As professoras Lucélia Aparecida de Moraes Arias e Laura Comas Sotelo Ambires receberam os chromebooks, que poderão ser levados para casa para o planejamento das atividades a serem aplicadas com os alunos.

Todas essas ações foram desenvolvidas pelo Departamento de Tecnologia Educacional (DTE), da Secretaria de Educação. O diretor do departamento, Pedro Passos, apresentou os avanços do programa de Tecnologia Educacional, incluindo a formação de técnicos do Departamento Pedagógico pelo Google. Ele ressaltou a importância de ampliar não apenas os dispositivos, mas também a autonomia didático-pedagógica dos professores.

Um dos diferenciais do programa em Mogi é que todo o trabalho tem sido realizado pela equipe técnica do departamento. A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, destacou o empenho e competência dos profissionais e técnicos que estão trabalhando arduamente para levar a tecnologia para todas as crianças da cidade. Ela ressaltou a importância de estarem presentes na zona rural, levando acesso aos alunos e professores. O departamento de Tecnologia Educacional também esteve presente na escola.

A escola rural se tornou referência no trabalho de conectividade nas escolas na cidade para a Mega Edu, organização sem fins lucrativos parceira da Fundação Lemann. O case de sucesso foi apresentado no Seminário Educação Conectada, realizado em Brasília (DF) no mês passado. No evento, estiveram presentes o secretário adjunto de Governo, Rubens Pedro, o secretário adjunto de segurança Alexandre Ribeiro e os vereadores Eduardo Ota, Carlos Lucarefski, Malu Fernandes e Osvaldo Antonio da Silva.