Prefeitura de Mogi autoriza a abertura do comércio para pagamento de carnês

Fica proibida a espera dos consumidores no interior das lojas, bem como a comercialização de produtos

Júlia Andrade/O Novo

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, autorizou o funcionamento de comércios das 9h às 17h apenas para pagamentos de carnês, na ‘fase crítica'. A deliberação (CGRG 13) publicada pelo Executivo nesta segunda-feira (05/04).

Os comerciantes poderão receber os pagamentos dos carnês físicos ou congêneres, nas portas dos estabelecimentos de forma individual. Fica proibida a espera dos consumidores no interior das lojas, bem como a comercialização de produtos no sistema pague e leve. As aglomerações na porta dos comércios também estão vetadas.

Para a diretoria da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), a medida da Prefeitura é uma forma de apoio ao comércio, que tem sofrido com as restrições impostas pela Fase Crítica. "Parte do comércio conta com os carnês como forma de pagamento. Com a implantação da fase mais restritiva, houve queda nas vendas e estes pagamentos são importantes para as lojas manterem seus negócios, pagando suas contas e o quadro de funcionários", afirma a presidente da entidade, Fádua Sleiman.

A Associação Comercial continua com o pleito para que a Prefeitura autorize a volta do drive-thru do comércio durante a Fase Crítica. "Este sistema é importante, especialmente, para os pequenos negócios, que muitas vezes não tem como oferecer o delivery", acrescenta a presidente.