Mogi das Cruzes

Prefeito de Mogi das Cruzes busca recursos em Brasília para melhorias na cidade

Em Brasília, Caio Cunha busca investimentos para infraestrutura, mobilidade, saúde e custeio da Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes

Redação

Publicado

há 5 meses

em

Prefeito de Mogi das Cruzes busca recursos em Brasília para melhorias na cidade

Coordenadoria de Comunicação | Prefeitura de Mogi das Cruzes

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, esteve em Brasília nos dias 11 e 12 de junho, em busca de recursos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e avançar em projetos de infraestrutura, mobilidade e saúde.

Na terça-feira, Cunha reforçou a necessidade de mais investimentos para a cidade através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que oferece verba a fundo perdido. A primeira reunião foi com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para discutir questões técnicas e futuras que beneficiem diversos bairros de Mogi das Cruzes. Entre os projetos apresentados estavam a drenagem do Córrego Lavapés, a implantação da Avenida Parque, a reforma e modernização dos terminais de ônibus, a criação do corredor Miguel Gemma e o esgotamento sanitário do Ribeirão Ipiranga.

Esses projetos são essenciais devido às mudanças nos padrões climáticos que afetam a cidade e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como saneamento básico, cidades sustentáveis e combate às mudanças climáticas. "Esta agenda é crucial para que possamos mostrar ao ministro os detalhes das ações necessárias para nossa cidade e o impacto positivo que essas obras terão na qualidade de vida da população", ressaltou Caio Cunha.

Os projetos de saneamento, drenagem e mobilidade urbana apresentados ao Ministério das Cidades representam um investimento total de R$ 332 milhões para Mogi das Cruzes. As propostas estão em fase de análise e aprovação pelo Governo Federal, que ainda não divulgou as cidades contempladas nesta nova etapa.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém contato contínuo com o Governo Federal em busca de recursos. No final de maio, técnicos da administração municipal se reuniram com Silvio Artur Pereira, chefe de Gabinete do Ministério das Cidades, para discutir os projetos que foram posteriormente apresentados ao ministro Jader Barbalho Filho.

Maternidade Municipal

Na quarta-feira, a agenda oficial continuou na Superintendência de Saúde, onde o prefeito Caio Cunha apresentou a necessidade de repasses para o custeio mensal da Maternidade Municipal, localizada em Braz Cubas. Ele foi recebido por Amanda Araújo Rodrigues, diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

"No passado, quando a construção da Maternidade foi anunciada, em 2019, não se previu orçamento para o funcionamento da estrutura, nem para mobiliar e equipar o prédio, o que gerou grande expectativa na população. Agora, viemos a Brasília para detalhar as despesas e pedir verbas de forma transparente. Reiteramos nosso pedido de custeio, feito desde o início do mandato", explicou o prefeito.

Cunha lembrou ainda que o prédio foi concluído pela Prefeitura em 2022 e atualmente abriga o Pró Mulher e o Banco de Leite de Mogi das Cruzes.