Mogi das Cruzes

Prefeito Caio Cunha e vice-prefeita, Priscila Yamagami, apresentam balanço dos serviços feitos na sua gestão em 2022

Foram abordados durante a reunião assuntos voltados a área da saúde, educação, economia, segurança, como também serviços em geral

Lívia Rios

Publicado

há 2 anos

em

Prefeito Caio Cunha e vice-prefeita, Priscila Yamagami, apresentam balanço dos serviços feitos na sua gestão em 2022

Foto: Lívia Rios

Na manhã desta terça-feira (20) foi realizado na Prefeitura de Mogi das Cruzes, no gabinite do prefeito Caio Cunha, uma coletiva de imprensa que reuniu informações e dados da gestão municipal no ano de 2022. O momento contou também com a participação da vice-prefeita, Priscila Yamagami.

Foram abordados durante a reunião assuntos voltados a área da Saúde, Educação, Economia, Segurança, como também de serviços em geral. 

Para Caio Cunha, a pandemia da  Covid-19 contribuiu para que houvesse o desalinhamento de muitos desses tópicos, principalmente ligados à saúde. “A pandemia causou uma desorganização, mas estamos caminhando para resolver todas as adversidades causadas por ela.” Ele disse ainda que houve um aumento de custeio e sobrecarga no Pró-Criança, pois muitas consultas foram acúmuladas na unidade.

Apesar de diversos problemas terem sido desencadeados, a cidade contou com uma campanha de vacinação exitosa, ao ponto de ser referência na região.  O Clique Vacina foi uma das iniciativas que contribuiu para o agendamento, permitindo que mais pessoas conseguissem a imunização necessária.

Foi dito ainda sobre a inauguração da nova unidade de saúde “Vagalume”, no dia 21 de janeiro, que irá substituir o conceito do Pró-Criança. É estimado que haja  atendimento de 11 mil ao mês, ultrapassando a capacidade da antiga unidade, que era de 6 mil.

Educação

Na educação, foram contratados mais de 470 profissionais da área, que vão desde o professor até a merendeira. Segundo dados da Secretaria de Educação, Mogi tem hoje mais professores do que sala de aula.  Além disso, foram entregues kits escolares. Já para o começo de 2023, haverá uniforme completo para os alunos, contendo agasalho, camiseta, bermuda, mochila e tênis.

O prefeito destaca ainda que está “aproveitando para reformular a forma de ensino.” A principal auxiliar desta ação é a educação da Finlândia, através de uma parceria feita com a embaixada. Outro ponto levantado é que a cidade tenha todas as escolas em período integral. 

Economia

Na economia, Mogi das Cruzes liderou a produção de novos empregos. Em setembro deste ano, a cidade atingiu a marca de 40 mil empresas. O prefeito aproveitou para citar alguns dados de anos anteriores. “Em 2016, a renda do município era de 1.4. Em 2020,  chegou em 1.8. Já para 2023, a previsão é de 2.57. Fazia oito anos que a nossa cidade não liderava a produção de empregos, sempre ficavámos em 2° lugar. Em dois anos, conseguimos gerar mais de 11 mil oportunidades, ou seja, estamos batendo recorde.”

Caio Cunha destaca ainda que em 2022 foi possível atingir a marca de mais de 7 mil empregos para a cidade de Mogi. Licenças também foram liberadas para empreendedores de rua. 

Segurança

A segurança também teve mudanças e contará com novos serviços. Totens serão instalados para monitoramento nas escolas. Além disso, haverá controle dos veículos que entram e saem de Mogi por meio de equipamentos, para assim evitar o acontecimento de crimes. 

Por fim, Caio disse que esse foi um ano de “muita resolutividade e que os resultados mostram que estão no caminho certo.”

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.