Mogi das Cruzes

Prefeito Caio Cunha divulga Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância, nesta quinta (01)

A ação visa inserir Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI)

Lívia Rios

Publicado

há 2 anos

em

Prefeito Caio Cunha divulga Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância, nesta quinta (01)

O Programa tem ainda o intuito de contribuir com o convívio social das crianças / Foto: Lívia Rios

Nesta quinta-feira (01) foi apresentado pelo prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, no gabinete da Prefeitura, o ‘Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância’, uma política pública intersetorial, com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável e acolhedora. A ação visa inserir Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). Além disso, a cidade de Mogi é uma das primeiras no país a contar com uma Coordenadoria da Primeira Infância.

“Não tem como falar da Mogi do futuro sem desenvolver, projetar e potencializar os mogianos e mogianas. Primeira Infância é uma pauta prioritária e multissetorial. Todos os elementos da cidade precisam ser projetados, visando um ambiente favorável para os pequenos”, relata o prefeito. “Todo o investimento que fizemos hoje em uma criança, certamente teremos um retorno daqui alguns anos”, complementa.

Vale destacar ainda que o programa está relacionado com o ‘Projeto Mogi 500 anos', ou seja, atividades que preparam a região para daqui 38 anos, promovendo um progresso sustentável e capacitando as próximas gerações.

As práticas desempenhadas na cidade contam também com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa, responsável pela Urban95, iniciativa internacional que no Brasil reúne 23 cidades brasileiras, que possui o foco na Primeira Infância. A região faz parte da iniciativa desde julho de 2021. O trabalho em equipe resulta em mais conexões com outros locais, formações, apoio institucional e oportunidades de desenvolvimento.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, também presente na coletiva, destacou a importância da colaboração e o papel da educação na iniciativa. “Em Mogi, temos esta importante parceria da Urban95, que possibilita trocas de experiência com outras cidades e também faz a gente pensar pela perspectiva da criança. Esse olhar para criança também já está presente na educação”, falou.

Alguns dos lugares que estão contando com ações estratégicas e que, em breve, receberão as entregas são: Bairro Amigável à Primeira Infância - Jardim Aeroporto; Parque Naturalizado - Jardim Planalto; Bairro Amigável à Primeira Infância. Conj. Habitacional Bezerra de Melo; Vagalume, novo atendimento de saúde.

Política pública

Com o foco voltado para a Primeira Infância, a Administração Municipal criou o projeto Detetives do Nosso Bairro, onde 24 crianças serão selecionadas, representando os 11 distritos da cidade no Comitê de Crianças para o Desenvolvimento Urbano Sustentável. O intuito é valorizar o que os menores têm a dizer e quais são suas visões, para assim providenciar uma política pública favorável.

Por fim, estiveram presentes no lançamento a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Xavier, e o adjunto da pasta, Tomás Magalhães Andretta, bem o secretário de Transparência e Comunicação, Severino Netto, e a adjunta, Juliana Nakagawa, a secretária-adjunta de Educação, Andrea Pereira de Souza, e a coordenadora na Secretaria de Saúde, Andreia Godoy.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.