Mogi das Cruzes

Mogi registra queda no número de homicídios, estupros e roubo de carros

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram queda no número de ocorrências em relação ao mesmo período de 2019

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Mogi registra queda no número de homicídios, estupros e roubo de carros

Foto: divulgação

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), Mogi das Cruzes registrou queda no número de casos de homicídio doloso, tentativa de homicídio, estupro e nos roubos e furtos de veículos durante os sete primeiros meses de 2022 em comparação com dados de 2019.

A análise dos dados de ocorrências criminais leva em conta o mesmo período em 2019, ano pré-pandemia, porque não houve restrição da circulação de pessoas. Em 2020 e 2021, o mundo viveu um grande período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o que resultou em impactos na dinâmica criminal do município.

Até julho deste ano, Mogi registrou 11 casos de homicídio doloso e 11 tentativas de homicídio. Os números são, respectivamente, 8,33% e 52,1% menores do que nos sete primeiros meses de 2019.

Outra natureza de crime que registrou queda nas análises foram os casos de estupro, que incluem os casos de estupro e estupro de vulnerável. Em 2019, 80 casos haviam sido registrados durante os sete primeiros meses, mas, em 2022, 53 casos foram registrados de janeiro até julho, o que representa uma queda de, aproximadamente, 22% no número de ocorrências.

Além deste, as análises apontam que tanto roubo quanto furto de veículo também diminuíram em relação ao mesmo período de 2019. Em 2022, 142 casos de roubo foram registrados, número 8,3% inferior ao ano pré-pandêmico, e 324 furtos, que é equivalente a uma redução de 17,3% nas ocorrências deste tipo.

Entretanto, algumas modalidades apresentaram um aumento em relação a 2019 nas análises, são elas: lesão corporal dolosa (+9,2%), roubos (+3,6%) e furtos (+44,5%). 

Policiamento

Em 2022, Mogi teve 1.797 inquéritos policiais instaurados. Além disso, foram efetuadas 809 prisões, 38 armas de fogo foram apreendidas pelos agentes e 133 veículos foram recuperados.

Novos guardas

A Prefeitura de Mogi iniciou, nesta segunda-feira (22), o treinamento de 32 novos guardas municipais, contratados recentemente. A nova turma é formada por 11 mulheres e 21 homens. O treinamento está sendo realizado no estádio municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, e terá duração de cerca de seis meses. As aulas são ministradas pela Guarda Municipal e contam com atividades teóricas e práticas. Também são realizados treinamentos e testes físicos com os novos guardas municipais.