O mês de setembro está com agenda repleta, digno do aniversário de 463 anos da cidade; com lazer, valorização histórica e segurança em foco.
Em coletiva de imprensa, o prefeito Caio Cunha comentou sobre o novo modelo de comemoração municipal e ressaltou desprendimento das pegadas da pandemia que foram deixadas nos aniversários da cidade desde 2020.
A celebração, hoje intitulada “Mogi Fest 463 - É daqui pra melhor” contará com 4 dias de programação, iniciando com o tradicional Hasteamento de Bandeira, no Paço Municipal (01/09), seguido de Final da Copa Mogi de Futebol Amador, no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (03/09), Desfile Cívico, na Avenida Cívica (07/09), fechando com Mutirão social e habitação, na CAED de Cezar de Souza (09/09).
O público mogiano pode esperar muita música e diversidade de estilos com as atrações confirmadas; em ritmo de festa, a programação do evento será dividida em segmentos temáticos, sendo esses: samba, gospel, forró e sertanejo, respectivamente com estrutura planejada para agradar diferentes públicos. Segue abaixo a programação:
Quinta-feira (31)
Abertura: 18 horas;
Show de Anderson Cici;
Show de Suel;
Show de Péricles.
Sexta-feira (1ª/9)
Abertura: 14h;
Show da Gabriela Rocha;
Show de SalvaOn;
Show de Morada;
Show da Fala Mansa;
Show de Felipe Araújo.
Sábado (2/9)
Abertura: 18h;
Show de Val Pinheiro;
Show de Toni Garrido;
Show de Raffa Torres.
Domingo (3/9)
Abertura: 15h;
Show da Renatera;
Show da Banda San Marco;
Show de Paulo e Júlio;
Show da Roupa Nova.
*Calendário sujeito a mudanças.
De Mogi para Mogi
No 463° aniversário da cidade, a grande inovação se encontra nos bastidores do evento, a direção do Mogi Fest estará nas mãos de produtora especializada em explorar o evento comercialmente, sem o uso do dinheiro público, o prefeito, Caio Cunha também informou que a prefeitura teve custo reduzido, próximo de 450 mil reais, e todo o investimento das atrações e estrutura, ficam a cargo dessa empresa contratada. Além disso, a entrada para o evento será através da entrega de 1kg de alimentos por parte do público, como ingresso, a fim de contemplar mais de 400 entidades de fundos sociais.
Cunha contou ao Jornal O Novo, que além do impacto do lazer, a movimentação na cidade promete ajudar o comércio local, principalmente por ser o primeiro evento nesse porte desde a pandemia de 2020. O prefeito citou a rede hoteleira como foco de crescimento econômico local durante o evento e se mostra otimista com futuros resultados.
Próximos passos
Com os quatro dias de comemoração finalizados, é dado início às obras pela cidade. Em coletiva, Caio Cunha apresenta projeto de entregas gerais para Mogi das Cruzes, tendo o avanço da tecnologia local, como um dos pontos centrais para a continuidade de crescimento da cidade, o aceite do projeto Pipa-Hub, que encabeça essa nova fase, ocorrerá no dia 12 de setembro, e o mesmo é descrito pelo prefeito como uma “revolução do polo digital, focando no aspecto empreendedor, incentivo à startups e tudo que for referente à tecnologia e inovação”, a previsão de conclusão dessa obra é de março de 2024 e tem o prédio 2 da Prefeitura como nova sede confirmada.
No dia 14 de setembro, ocorrerá o Autorizo de Obra da Escola Biritiba Ussú, que tem como principal objetivo atender áreas com precarização de acesso, fator bastante reforçado pelo prefeito durante a apresentação de agenda. O distrito em questão foi escolhido através do projeto Participa Mogi, que acontece desde o primeiro mandato de Caio Cunha, e visa dar voz às necessidades do mogiano.
A agenda de setembro conta com quase 20 compromissos de cunho social, um exemplo disso é a inauguração do segundo Parque Natú, previsto para o dia 23 de setembro, no conjunto Jefferson da Silva, que tem como principal visão o aumento do lazer familiar e diminuição de consumo de drogas no ambiente, através da entrega de dignidade e segurança para a periferia. Outro projeto em destaque é o COI (Conjunto de Operação Integradas), que finaliza agenda do mês, previsto para o dia 30 de setembro; o projeto consiste na entrega de segurança em Mogi das Cruzes, contando com monitoramento de todas as entradas e saídas da cidade, e gestão de dados, para a colaboração da Defesa Civil, a inspiração para o COI vem de áreas menores, como Guararema e Suzano, e a esperança é maximizar e otimizar isso para o porte de Mogi.
Segue abaixo o cronograma completo de entregas:
1° de setembro
Hasteamento da Bandeira
Paço Municipal
De 31 de agosto a 3 de setembro
Apresentações musicais
Espaço do Pró-Hiper, no Mogilar
3 de setembro
Final da Copa Mogi de Futebol Amador
Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira
7 de setembro
Desfile Cívico
Avenida Cívica
9 de setembro
Mutirão social e habitação
CAED de Cezar de Souza
12 de setembro
Pedra Fundamental PIPA Hub
Prédio 2 da Prefeitura - Rua Francisco Franco, Centro
14 de setembro
“Autorizo de obra” Escola Biritiba Ussu
15 de setembro
CIAS - Única Fisio
Rodeio
16 e 17 de setembro
Mutirão de saúde
UBS Jundiapeba (Rua Nito Sona)
17 de setembro
Sistema viário próximo ao Mercado do Produtor
Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, Mogilar
19 de setembro
Inauguração Mogi Conecta Jundiapeba e Mutirão de Emprego
Alameda Santo Angelo, Jundiapeba
20 de setembro
Ação Mogi 500
CEMFORPE
22 de setembro
Sistema viário Thaysa e Nathalie
23 de setembro
Parque Naturalizado Conjunto Jefferson da Silva
Rua Três com Rua Onze
24 de setembro
Corrida de aniversário
Avenida Cívica, no Mogilar
24 de setembro
Pedra Fundamental Bezerra de Melo
Avenida João de Souza Franco, Jundiapeba
28 de setembro
“Autorizo de obra” Escola em Taiaçupeba
29 de setembro
Mogi Fácil - Brás Cubas
Rua Dr. Deodato Wertheimer, Braz Cubas
30 de setembro
COI (Centro de Operações Integradas)
Avenida Engenheiro Miguel Gemma
Mais informações serão divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Mogi das Cruzes.