Mobilidade Urbana cobra segurança para ciclistas

Prefeito, secretários e vereador se reuniram com ciclistas com o objetivo de tornar vias mais seguras e diminuir o índice de acidentes na cidade

Ciclistas querem locais seguros para prática do esporte/Foto: Divulgação

Na noite de quarta-feira (11), o prefeito Caio Cunha, o vereador Bi Gêmeos, a secretária de Mobilidade Urbana, Cristiana Ayres, e o secretário de Esporte, Gustavo Nogueira, se reuniram na Avenida das Orquídeas, em Mogi das Cruzes, para uma conversa com os ciclistas da cidade que fazem treinos de velocidade na via.

De acordo com o Infosiga do Governo do Estado, em março deste ano, foram notificados 409 óbitos por acidentes com bicicletas. E, se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 30 mortes até o momento. 

Durante os três primeiros meses do ano, 2022 está com 10 mortes a mais do que em 2021. E o número só vem crescendo a cada dia. Ainda segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.

“Queremos que o local seja seguro tanto para ciclistas quanto para os motoristas. Os nossos secretários, junto ao prefeito, prometeram nos dar um retorno em algumas semanas”, exclamou o vereador Bi Gêmeos em suas redes sociais.

Em nota, a prefeitura apontou que o trabalho de ampliação das vias cicláveis está em andamento, com estudos para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro do projeto Viva Mogi. As equipes também estão trabalhando para atender à manutenção de toda a malha cicloviária - atualmente, são 32,38 km de vias cicláveis em Mogi, o maior índice de toda a região do Alto Tietê.

Como forma de conscientização, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana vem desenvolvendo, durante todo o ano, uma série de ações voltadas à Educação para o Trânsito, que envolvem distribuição de materiais informativos, palestras e ações com grupos específicos (inclusive motoristas do transporte coletivo e ciclistas) e atividades com crianças, como a Escola Mirim de Trânsito e o concurso voltado aos alunos das redes pública e particular.

Uma das principais atividades será realizada neste sábado (14): um Workshop sobre a segurança dos ciclistas, no Polo Digital, com a participação de técnicos da pasta, Ecopistas, Corpo de Bombeiros e Polícias Rodoviária e Militar. A atividade é aberta à população.