Mogi das Cruzes

Ginásio Hugão oferece acolhimento para moradores de rua

A ação disponibilizará 30 vagas, com início às 19h00 e encerramento às 07h00 do dia seguinte. Todos os participantes terão acesso a café da manhã antes de saírem do ginásio

Leticia Faria

Publicado

há 11 meses

em

Ginásio Hugão oferece acolhimento para moradores de rua

Divulgação/ PMMC

A Operação Inverno, lançada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, que abrirá suas portas para acolher os moradores de rua nesta segunda-feira (5). A iniciativa tem como objetivo proteger os mais vulneráveis durante o frio intenso.

Os moradores terão acesso a camas com travesseiros e cobertores, além de serviços de higiene, alimentação e roupas, fornecidos pelo Fundo Social de Mogi em parceria com a Assistência Social. Além disso, os seus animais de estimação também serão acolhidos.

"O acolhimento emergencial no Ginásio já se mostrou uma medida eficaz para atender as pessoas em situação de rua. Mais uma vez, mobilizamos esforços para disponibilizar esse espaço às pessoas que ficam vulneráveis nesse período de frio intenso", afirmou Caio Cunha, prefeito de Mogi.

A ação disponibilizará 30 vagas a cada noite, com início às 19h00 e encerramento às 07h00 do dia seguinte. Todos os participantes terão acesso a café da manhã antes de saírem do ginásio. É importante lembrar que os moradores não precisarão passar por triagem prévia. Ao chegar ao local, as equipes da Secretaria de Assistência farão apenas uma abordagem inicial para verificar se a pessoa já está abrigada em algum outro abrigo institucional, como unidades permanentes que funcionam durante todo o ano.

"A ação é uma medida emergencial para aqueles que ainda não estão abrigados nas unidades de acolhimento institucional que mantemos em parceria com organizações da sociedade civil. É uma estrutura aberta excepcionalmente nos dias de frio mais intenso, reforçando a estrutura que já temos", explicou Celeste Gomes, secretária municipal de Assistência Social.