Pediatra comenta sobre a importância da rede de apoio para as mães
O Agosto Dourado é marcado pela luta do incentivo à amamentação. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Unicef (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação para bebês até o sexto mês de idade; e complementada por pelo menos até dois anos.
No mundo, existe a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada do dia 1 a 7 deste mês. O tema da campanha deste ano é “Apoiando e Educando”; e se renova anualmente. A cor dourada foi escolhida por ter relação com o padrão ouro de qualidade do leite materno.
Pediatra, neonatologista, coordenadora de Pediatria do Hospital IGESP e membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Patricia Marañon afirma que a amamentação traz muitos benefícios ao bebê e à mãe: “Amamentar diminui os riscos de infecções, alergias e dermatites em bebês. Já para as mães, reduz o risco de cânceres de mama, útero, ovário, endometriose e depressão pós-parto, além de aumentar o vínculo entre mãe e filho”.
Quando o assunto é maternidade, muitas opiniões e críticas aparecem trajadas de opiniões. Com isso, há um aumento no número de mitos relacionados à amamentação. Segundo a dra. Patricia, um dos mitos mais falados é a mulher possuir leite fraco. “Isso é mentira, todas as mulheres são capazes de amamentar”, garante. A velha história de que alimentos como canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite, também é mentira.
“A mulher não pode amamentar em algumas situações específicas, como: cirurgia de redução de mama, pois os ductos de leite podem ficar prejudicados, ou se a mãe tiver algumas doencas específicas”, completou a médica.
A neonatologista recomenda às mães a montarem uma rede de apoio em casa: “Essa rede é importante para que, após o nascimento do bebê, a mulher tenha apoio neste momento tão delicado, e que consiga se dedicar com calma à amamentação, pois não é fácil, e o pós-parto também dificulta bastante”.
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes, durante todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações de incentivo ao aleitamento materno. Serão diversos eventos para chamar a atenção das mães e de seus familiares sobre a importância da amamentação.
Guararema
Como ação da Campanha Agosto Dourado, as equipes de enfermagem das Unidades de Saúde e da Santa Casa de Guararema participaram de uma capacitação com a médica pediatra Rosângela Debora da Cunha, do Banco de Leite Humano de Mogi das Cruzes.