Mogi das Cruzes

Cantora Henriette Fraissat recebe o Título de “Cidadã Mogiana” amanhã (5)

Artista também recebeu aplausos dos parlamentares durante a sessão desta terça-feira (3)

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Cantora Henriette Fraissat recebe o Título de “Cidadã Mogiana” amanhã (5)

Foto: Reprodução/Instagram

Amanhã (5), a cantora Henriette Maria Fraissat Barbosa receberá o título de Honorífico de Cidadã Mogiana em uma cerimônia na Casa de Leis, com início às 19h30. No ano passado, a artista foi destaque ao participar do programa de televisão da Rede Globo “The Voice +60”, reality no qual foi finalista. Nesta data, Henriette completará 74 anos.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 27/2021, de autoria do vereador Edson Santos (PSD) foi aprovado em abril, no dia 13, em sessão ordinária na Câmara.A cantora também foi aplaudida pelos parlamentares durante a sessão desta terça-feira (3) por meio da Moção 15/2021, apresentada pela vereadora Malu Fernandes (SD).

Henriette nasceu em 5 de maio de 1948 na cidade. Aos 11 anos, descobriu a paixão pela música, o dom do canto, quando cursava aulas de piano. Em 1967, a artista ingressou no curso de enfermagem. A cantora é mãe de quatro filhos: Fabio Joseph, 53 anos; Maurício Alexandre, 51, João Augusto, 48 anos e a caçula, Maria Eugênia, de 47.
 
No ano de 1981, Henriette morava na cidade de Taubaté e viajava até São Paulo todos os dias para ministrar aulas. No mesmo ano, seu esposo José Pinto foi transferido para Mogi das Cruzes pela empresa Cobal, onde trabalhava. Assim, Henriette veio conhecer a Cidade e, ao descer a serra, “visualizou as luzinhas” de Mogi e sentiu que criaria seus filhos neste Município.
 
Desse modo, inspirada nas belezas das terras mogianas, ela criou uma canção-tona, batizada de Andariá, hoje presente no seu CD. Em 1988, já separada, foi a um local onde havia música ao vivo e os músicos do local a convidaram para uma canja. A partir desse momento, a enfermeira virou cantora, dando vazão ao antigo sonho de se tornar artista. Além da veia artística, Henriette é avó de nove netos, dos quais seis nasceram em Mogi.