O Novo realiza ação sustentável e histórica em Guararema

A edição especial do O Novo quer ir além de relembrar todas as coisas que fizeram Guararema ser o que é hoje, e queremos semear o futuro da cidade junto

Em meados do século XVI, no meio de colinas cercadas por montanhas e cortada pelo Rio Paraíba, exatamente onde o Vale do Paraíba se encontra com o Alto Tietê, nasceu um povoado que foi batizado por Gaspar Cardoso, Capitão Mor de Mogi das Cruzes, de Arraial da Escada.


Já em 1654, os frades capuchinhos que ali moravam levantaram uma capela para Nossa Senhora da Escada, que segundo relatos, existia uma escada entre a barragem do Rio Paraíba e o lugar onde foi construída a capela. Em 1875, Dona Laurinda de Souza Leite, doou uma parte de suas terras para ajudoar para uma ex escrava, chamada Maria Florência. 


Por motivos religiosos, Maria Florência começou a construir em seu terreno uma capela para São Benedito, do qual ela era devota. E com o tempo, outros moradores foram chegando na região, formando um vilarejo que recebeu o nome de Guararema, do tupi guarani “Pau D`Alho”, devido a abundância dessa árvore na região.
Em 19 de setembro de 1899, o vilarejo foi elevado à categoria de município, e ao longo desses 120 anos de história pudemos acompanhar todos os avanços que aconteceram na cidade. Sabemos que o passado da cidade foi cheio de histórias escritas por pessoas inspiradoras, cheias de crenças e costumes, o que ajudou a formar diversas características que vemos até hoje e que são marcos da cidade.


Pensando nisso, nesse ano, a edição especial do O Novo quer ir além de relembrar todas as coisas que fizeram Guararema ser o que é hoje, queremos semear o futuro da cidade juntos. Com o apoio da prefeitura de Guararema iremos realizar uma ação com a distribuição de sementes de ipê rosa no exemplar de hoje, para representar a evolução da nossa cidade em relação a sustentabilidade, buscando tornar a cidade ainda mais agradável para os moradores e visitantes.


Além disso, outras 26 empresas toparam participar conosco desse desafio que é compor a história de Guararema para as futuras gerações. Não podemos esquecer também que as crianças estão juntas nesse movimento, afinal foram elas que nos inspiraram a dar início a esse conceito.


Queremos que você esteja ao nosso lado para registrar esse momento, cada um cuidará de sua sementinha fazendo a germinação adequada até que a muda esteja pronta para ser plantada e mais que isso: as árvores receberão o nome da pessoa que a plantou.