Junior Siqueira

Não há como negar, Deus está realmente em alta

O número de cristãos têm aumentado cada vez mais, se tornando um assunto em alta na vida de jovens brasileiros

Junior Siqueira

Publicado

há 1 ano

em

Não há como negar, Deus está realmente em alta

Foto: Reprodução

Há quem diga que é possível fechar os olhos para a realidade, e mesmo assim compreender o que está acontecendo. Dificilmente, as pessoas que vivem em seu próprio mundo conseguirão perceber algo que está fora da sua visão. A partir disso, é evidente que "Deus está em alta", segundo o texto de Carlos Alberto Di Franco, publicado no Estadão recentemente, no dia 6 de março de 2023.

Nas redes sociais, os pastores André Valadão e Cláudio Duarte, constantemente relatam sobre o agir de Deus de forma descontraída. De fato, não há como negar que esses assuntos geram engajamento e discussões entre os internautas. Além deles, há também o Padre Paulo Ricardo e Frei Gilson, que compartilham da realidade cristã de uma forma didática e clara. 

É impossível negar que os princípios bíblicos não fazem diferença na hora de tomar uma decisão, já que nas últimas eleições, a crença do ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, demonstrou pontos cruciais para os seus eleitores optarem por ele na eleição. O autor acreditava que o assunto causaria espanto para os leitores assíduos de jornais, pelo fato de não estarem acostumados com assuntos religiosos, muito possivelmente por serem apegados a temas ligados ao materialismo.

O autor aproveita ainda para citar o livro: Deus Existe, Eu O Encontrei de André Frossard, que antes cético e ateu, teve sua “conversão instantânea” após entrar numa capela em Paris, e se torna um apologista cristão, mas não única, quando se olha para a vida de C.S Lewis que, da amizade com J.R.R Tolkien, sairia de agnóstico para cristão anglicano.

O que impressiona é a sagacidade do autor em detectar algo que seria pouco provável: esse assunto está em relevância, principalmente, entre os jovens. O nível intelectual e a vontade de aprender se tornaram “comuns” entre esse público, já que eles buscam entender o real sentido do que é uma vida sólida e verdadeira com Deus.

“Então, vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”, Jeremias 29:12 - 13.

Há aqueles que consideram a fé como ato de total alienação, mas o assunto vem ganhando notoriedade, sendo explícito a sua importância. Isso porque Deus já é reconhecido e declarado por muitos. Assim como está escrito em Romanos 14, “por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus.”

Dados comprovam 

As estatísticas podem ser comprovadas com base nos dados coletados pelo IBGE de 2010, onde 64,6% são católicos e 22,2% são evangélicos, tornando o cristianismo sua maioria no Brasil. Vale destacar que, um novo censo sobre o tema está sendo desenvolvido, indicando um aumento significativo no número de pessoas que seguem a religião.

Agora, em uma pesquisa feita pelo Instituto Pew Research Center, o Brasil está na lista dos maiores países cristãos, com aproximadamente 175 milhões de seguidores de Jesus, considerado o maior campo de envio de missionários, estando atrás apenas dos Estados Unidos, com 246 milhões, e à frente do México, que reúne 107 milhões.

Vida para Jesus

Em entrevista com o Pastor do Ministério Rocket, que atende jovens entre 14 a 19 anos, da Igreja Lagoinha - Alphaville, Clayton Vinicius, mais conhecido como Claytinho, foi levantada a questão sobre qual a visão a respeito do Brasil estar se tornando cada vez mais um país “cristão-protestante”, assim como a aceitação dos jovens em perceberem Jesus como salvador. De acordo com ele, cada vez mais está sendo perceptível que as pessoas estão entregando sua vida para Jesus. “Isso me faz olhar pra igreja de Tessalônica, quando Paulo dedicou sua vida nos ensinamentos daqueles novos irmãos na fé.”

Foto: Reprodução

“No Brasil, temos um grande desafio: não podemos de forma alguma perder a essência da palavra de Deus, mas "moderniza" sem perder os princípios da palavra. A comunicação é essencial neste novo fluir que o Senhor tem permitido ao país em viver”, completou Clayton.

Evidenciando ainda mais a participação jovem em assuntos religiosos, o estudante de 17 anos, Eduardo Firmino, também contribuiu com falas para a entrevista. Para ele, a maior motivação de estar presente neste movimento é perceber como Deus transformou sua vida.

“Ver como Deus mudou minha vida através desse ministério é o que mais me motiva. Depois que me converti, Ele me mostrou que preciso servir e contribuir com algo. Eu aceitei o chamado do Senhor e hoje sou uma peça da obra dele aqui na Terra.”

O jovem aproveitou ainda para ressaltar que Jesus tem feito muito pela sua vida, assim como tem liderado sua família, principalmente de seu irmão mais novo.

Foto: Reprodução

Após o discurso do jovem, foi questionado ao pastor sobre qual a estratégia da igreja e do pastoreio para manter os jovens nesse meio.

“É preciso segurar numa mão a Bíblia e na outra o jornal do dia. Eu sei que por trás de todo esse entretenimento, existe um investimento, das trevas. Então a igreja, o ministério, líder, não pode medir esforços naquilo que é entretenimento sadio, mas também, pautado na palavra de Deus para não se perder.”

Também em entrevista concedida à nossa equipe, o Pastor Igor Felipe, líder do ministério ON FIRE da igreja BURN em Mogi das Cruzes, compartilhou sua experiência sobre como esse ministério tem levado a palavra de Deus de forma dinâmica e engajadora aos jovens maiores de 18 anos. 

Foto: Reprodução

Para o pastor, fazer parte do ministério ON FIRE e servir a Deus é uma grande responsabilidade e prazer. Isso se deve ao fato de que a missão deste ministério vai além de promover a religiosidade, buscando também ser um apoio para os jovens em suas jornadas pessoais e profissionais. Com uma abordagem moderna e criativa, o ministério tem conquistado cada vez mais jovens em Mogi das Cruzes e região.

"Foi extremamente gratificante ver o que tem acontecido. Nós fazemos parte de uma geração um tanto complicada, que tem absorvido muito da cultura externa. Mas muitos jovens dentro da igreja têm se mantido firmes em relação ao evangelho, e isso é maravilhoso. Hoje, temos um cenário de jovens maduros, que lideram, discipulam e enviam. Deus está levantando uma geração que vai impactar a cultura natural, trazendo coisas sobrenaturais para a realidade. Os jovens são referências em todas as esferas da sociedade. Ainda não alcançamos a meta desejada, há muito trabalho a ser feito, mas podemos ver que estamos no caminho certo! Estamos esperando e apressando a volta de Cristo”, relatou.

Além disso, Ataíde Oliveira, executivo de vendas e convidado do evento, ressaltou a importância do evangelho e discutiu a estratégia da igreja e do pastoreio para manter os jovens engajados e integrados à comunidade.

Foto: Reprodução

“A estratégia é através do discipulado na mesa, onde há uma proximidade maior entre as pessoas. Partilhar o pão e falar da palavra ajuda a alinhar os corações e a ouvir as dificuldades cotidianas, fortalecendo a comunidade como um todo. Apesar de não ser a única estratégia, tem sido efetiva para fazer mudanças na comunidade.”

Por fim, ele diz qual a maior motivação para continuar trilhando este caminho. "Hoje, o que continua me motivando é toda a mudança que Jesus traz quando nós o deixamos entrar. Fazer parte dessa comunidade de fé, estar sendo discipulado e me abrir para absorver tudo isso me fez viver muitos novos cenários, e isso me motiva a continuar. Jesus sempre tem algo novo para nós e precisamos estar abertos, dispostos e disponíveis para o que Ele faça a vontade dele através de nós."

Conclusão

O número de cristãos no Brasil tem aumentado consideravelmente, como apontam as estatísticas e relatos de líderes religiosos e fiéis. Esse fenômeno é especialmente perceptível entre os jovens, que têm se aproximado do cristianismo e se entregado a Jesus.


Nesse novo fluxo de vida que Deus tem permitido no país, é fundamental manter a essência da palavra do Senhor e modernizar sem perder os princípios. A comunicação se torna cada vez mais importante nesse contexto, pois é necessário alcançar e se comunicar de forma eficaz com as pessoas.

Em vista disso, é importante que as igrejas utilizem as ferramentas e recursos disponíveis para se comunicar com os fiéis e evangelizar novas pessoas. A internet e as redes sociais, por exemplo, são excelentes meios de alcançar um público mais amplo e diversificado.No entanto, é preciso lembrar que a mensagem do evangelho deve ser transmitida com clareza e fidelidade, sem comprometer a sua essência. É possível modernizar as estratégias de comunicação sem abrir mão dos valores e princípios cristãos.

Colaborou: Gabriella Barrachi, Leticia Faria, Lívia Rios

Junior Siqueira é guararemense, empresário e diretor do O Novo, Evve Comunicação, Mega FM e Radar Consultas