Mogi das Cruzes
Tecnologia que transforma plástico reciclado em blocos pode ser usada em obras públicas de Mogi
Comitiva da cidade visitou empresa em Cotia para avaliar a aplicação do material em projetos sustentáveis

Uma comitiva da Prefeitura de Mogi das Cruzes conheceu, nesta semana, uma tecnologia que converte plástico reciclado em blocos estruturais para construções sustentáveis. O grupo, formado por funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Planejamento e Urbanismo, visitou a empresa Fuplastic, em Cotia, com o objetivo de avaliar a viabilidade do uso do material em obras públicas no município.
“Ficamos impressionados com o potencial dessa tecnologia para acelerar projetos de urbanização e melhorias dos parques em Mogi, aliando sustentabilidade e eficiência”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare. A pasta estuda a possibilidade de empregar os blocos reciclados em mobiliário urbano, como banheiros públicos, ecopontos e galpões.
Além de Patricia Cesare, participaram da visita os servidores Joana D'Arc Silva, Fernanda Midori Kano e Ricardo Moscatelli. Eles acompanharam todo o processo de produção: desde a chegada do plástico triado por cooperativas até a prensagem em alta pressão, que resulta em blocos, telhas e outras peças versáteis.
Segundo a empresa, o sistema reduz em até 70% o tempo de execução das obras, graças ao encaixe rápido das peças, e pode substituir a alvenaria convencional em estruturas como quiosques. Cada bloco produzido também contribui para retirar resíduos plásticos de aterros, promovendo eficiência e sustentabilidade.