Guararema

Vacinação de recém-nascidos, em Guararema, é feita em casa 

A ação se desenvolve com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças com menos de um ano de idade

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Vacinação de recém-nascidos, em Guararema, é feita em casa 

O objetivo é que os menores tenham ainda mais acesso aos imunizantes / Foto: Comunicação/PMG

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Guararema, foi realizado na última quarta-feira (18), mais uma iniciativa: a Campanha de Multivacinação. Dessa vez, os trabalhos foram realizados nas casas de recém-nascidos que estão com doses em atraso na caderneta.

A ação se desenvolve com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de crianças com menos de um ano de idade, visto que os números podem não apresentar bons resultados. Diante disso, os agentes da secretaria realizaram as respectivas visitas às famílias que estavam com agendamento nos bairros Cerejeira, Parque Agrinco, Jardim Luiza e Parateí, promovendo a aplicação de diversos imunizantes. Lembrando que as vacinas que estão sendo aplicadas são para combate de doenças que ainda circulam e que há maior vulnerabilidade para esse público, como a meningite, poliomielite, sarampo, hepatite, caxumba, febre amarela, entre outras. 

Vale destacar ainda que a iniciativa serve também para auxiliar os responsáveis pelos menores, como para garantir que todas as vacinas sejam aplicadas dentro do tempo apropriado.

“A Secretaria Municipal de Guararema vem fazendo esforços para ampliar e atualizar a vacinação de crianças menores de um ano e uma das ações é a vacinação agendada na casa das famílias. O resultado tem sido bem positivo e continuaremos buscando estratégias para que todas as nossas crianças estejam protegidas”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. 

Essa iniciativa funciona com o foco de captar e identificar crianças que estejam com doses atrasadas, pois o objetivo é que os menores tenham ainda mais acesso aos imunizantes. Outro ponto é a informação aos pais sobre a importância de cumprir com a vacinação dos pequenos, como também a necessidade de estar com eles em dia, além de auxiliar na escolha da data para que a aplicação da vacina seja concretizada na residência. Agora, caso não seja possível a visita, os imunizantes também estão disponíveis nas unidades de Saúde do município. 

Por fim, já na reta final de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma ação de Ano Novo nos mesmos moldes que foi realizada nesta semana. Para ampliar a vacinação contra a Covid-19 no município, adultos e crianças que estavam com doses faltantes e em atraso, puderam aproveitar para receber a vacinação no conforto de casa. Na ocasião, os agentes de Saúde estiveram presentes nos bairros Jardim Dulce e Lambari, passando de casa em casa para imunizar pessoas de todas as idades.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.