Guararema

Tia Tê recebe Diploma de Honra ao Mérito

Terezinha recebeu a homenagem durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Guararema em comemoração aos 123 anos da cidade

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Tia Tê recebe Diploma de Honra ao Mérito

Fecco, autor da proposta, comentou que o diploma é uma retribuição à dedicação da Tia Tê com a Educação de Guararema/Foto: Tiago Morais

Em meio a reta final de comemorações dos 123 anos de Guararema, a Câmara Municipal realizou a tradicional sessão solene no dia 23 deste mês. Na oportunidade, pessoas que se destacaram pelos serviços prestados para a cidade foram homenageadas e, entre elas, Terezinha Aparecida Marcondes da Costa, a Tia Tê, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito.

A iniciativa é de autoria do vereador Fernando Campagnoli Benitez Braga (PL), o Fecco. Em seu discurso durante a sessão, ele defendeu que “todo professor e professora que cumpre o seu papel de transmitir o conhecimento, de se dedicar com o futuro do nosso país cuidando da educação das nossas crianças, jovens e adultos, merece ser homenageado”. 

Em entrevista ao O Novo, Fecco contou que diversos ex-alunos da Tia Tê mandaram mensagens de carinho para a professora após a sessão. “Uma pessoa ímpar e muito prestativa”, contou o vereador.

A Tia Tê nasceu em 1946, em Guararema. Na cidade, constituiu sua família e, após se formar, começou a atuar como Professora Primária no Ensino Fundamental I.

Terezinha também atuou na instalação e na administração do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) em Guararema e participou da formação do Parque Infantil Padre Comélio, o Parquinho de Guararema, na sua primeira instalação.

Ao longo de sua carreira, Terezinha lecionou em diversas escolas isoladas na área rural de Guararema, como a Fazenda do Banco, Keisaburo Honda, Freguesia da Escada, Convento, Luis Carlos e Bellard (Paião), além da Escola Getúlio Vargas e o Colégio Objetivo de Guararema, sendo, neste último, após a sua aposentadoria. Ao todo, foram 39 anos trabalhando pelo ensino e alfabetização de crianças.

A Tia Tê também participa da Casa da Amizade de Guararema e, atualmente, recebe, com muito orgulho, os carinhos de quem já passou por suas salas de aula.

E, em uma conversa com a equipe do O Novo, Terezinha contou que a sua motivação sempre partiu do prazer por ensinar. “O prazer de alfabetizar e, com isso, ficar sempre com as crianças e ver o progresso dos ensinamentos”, comentou.

Em relação ao diploma que recebeu, Terezinha afirmou que ficou “sem dúvida alguma, muito feliz”.

“Me senti grata pela lembrança e, ao mesmo tempo, emocionada com as palavras do vereador Fecco e com os amigos que me parabenizaram”, celebrou a professora.