Guararema

Saúde de Guararema em 2023 tem milhares de beneficiados

 Relembrando as conquistas da Secretaria Municipal de Saúde, diversos serviços beneficiaram a população ao longo do ano

Gabriella Barrachi

Publicado

há 11 meses

em

Saúde de Guararema em 2023 tem milhares de beneficiados

Foto: Divulgação/PMG

O ano de 2023 marcou a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema. Neste tempo, uma série de iniciativas impactantes foi realizada e a reta final de mais um ano serve para relembrar.

 

Nove novas ambulâncias entraram em operação, duas são equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seis destinadas à simples remoção e uma com propulsão elétrica. Outro marco foi o início da revitalização de todas as Unidades de Saúde do Município, evitando prejuízo para a população.

 

Durante a revitalização do Centro de Especialidades e Apoio à População (Cesap), as consultas foram redirecionadas para a Escola Profissionalmente "Prefeito Sebastião Alvino de Souza", que foi totalmente adaptada para fornecer serviços de Saúde e para a Santa Casa de Guararema.

 

O ano também destacou-se pelos serviços nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ambos proporcionando suporte a milhares de pessoas e o programa Melhor em Casa, com 2,9 mil atendimentos domiciliares, complementou essas ações.

 

Nas Unidades de Saúde, mais de 61 mil consultas foram realizadas na Atenção Básica, enquanto mais de 46 mil ocorreram na Atenção Especializada, incluindo a realização de mais de 185 mil exames. Além disso, mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos.

 

Quatro edições da Unidade Móvel de Mamografia foram realizadas, atendendo cerca de mil mulheres. Em colaboração com a Educação Municipal, foi realizado quase três mil orientações sobre saúde bucal nas escolas da Rede Municipal.

 

O Transporte Sanitário proporcionou a quase 27 mil pacientes do município acesso a serviços especializados de referência regional. A parceria com a Santa Casa, realizou mais de 82 mil consultas no Pronto Socorro, 981 internações e 312 cirurgias.

 

A atuação da Vigilância em Saúde incluiu mais de 1,1 mil visitas a estabelecimentos na cidade, enquanto a Vigilância Epidemiológica realizou três campanhas de vacinação, aplicando 1.130 doses e promovendo 15 mil visitas de conscientização contra a dengue.

 

O ano foi marcado pelo encerramento das atividades da Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), referência no combate à Covid-19 desde 2021, com mais de 100 mil vacinas aplicadas. A Secretaria ainda organizou treinamentos para profissionais de saúde e participou de eventos estaduais e nacionais. Além das campanhas de conscientização fornecendo orientações e informações sobre prevenção e tratamento de infecções e doenças.