Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes; Abre lista de espera para vagas em creches
Portal da Secretaria de Educação de Mogi divulga transparência na classificação das crianças para vagas em creches
A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes anunciou a abertura da lista de espera para vagas em creches na cidade. A medida visa proporcionar mais transparência no processo de classificação das crianças, permitindo que pais e responsáveis acompanhem o status das inscrições por meio do portal da Secretaria, disponível no link https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/conteudo/cmu.
Segundo Marilu Beranger, secretária de Educação, a iniciativa é uma resposta à demanda da população, que agora pode consultar a situação da inscrição de forma ágil e transparente. “Essa abertura é um compromisso da administração municipal, que trabalha para garantir a transparência na gestão pública. Mogi tem se tornado referência para outras cidades em termos de boas práticas de gestão”, afirmou a secretária.
Ao acessar o portal, os responsáveis precisam informar o nome da creche e da turma para a qual a inscrição foi realizada. Para garantir a privacidade dos dados, as informações de nome dos pais ou responsáveis, bem como das crianças, estão disponíveis apenas com as iniciais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, a lista conta com o número do protocolo de inscrição e será atualizada mensalmente, conforme a Lei Municipal nº 8.137, de 29 de julho de 2024.
O encaminhamento dos alunos será feito conforme a disponibilidade de vagas nas creches, respeitando os critérios estabelecidos pelo Cadastro Municipal Unificado (CMU). O cadastro prioriza famílias com menor renda per capita e adota os seguintes critérios: crianças de mães residentes no setor educacional, vagas remanescentes em setores com menor demanda e filhos de mães que trabalham no setor educacional.
Além da abertura da lista de espera, a Secretaria também flexibilizou o processo de inscrição, que agora pode ser feita ao longo de todo o ano letivo, tanto pelo portal da Secretaria quanto presencialmente nas creches. Desde o início da gestão, foram criadas cerca de 3 mil novas vagas na cidade, ampliando o atendimento à demanda da população.