Projeto para qualificação profissional dos guararemenses é enviado para Câmara Municipal

Programa Emergencial de Qualificação Profissional e Renda foi desenvolvido pelo executivo, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico

Prefeitura Municipal de Guararema

Na quinta-feira, dia 18, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, encaminhou para a Câmara Municipal o programa emergencial Avança Mais Guararema, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de qualificação profissional e renda para cidadãos que estejam desempregados.

O Programa Emergencial Municipal de Qualificação Profissional e Renda (PEM), terá as seguintes funções desempenhadas pelos selecionados: atividades de limpeza, zeladoria, conservação, manutenção e restauração. Já a jornada de atuação será de 6 horas por dia (30 horas semanais), sendo que em quatro dias o selecionado irá desempenhar as atividades designadas e no 5º dia ele receberá cursos de qualificação profissional.

Ao todo, 250 moradores serão contemplados no programa, sendo que 3% destas vagas serão destinadas para pessoas portadoras de deficiência.

“Neste momento de pandemia, difícil para a atividade comercial e industrial, essa é uma oportunidade para que os profissionais tenham renda e se especializem”, explica o prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé.

O contrato firmado com os selecionados tem duração de seis meses, podendo ser prorrogado até 31 de dezembro de 2021, e inclui bolsa auxílio mensal no valor de R$ 600, cesta básica, vale-transporte, equipamentos de proteção individual (EPIs), uniformes e seguro de acidentes pessoais.

Para participar do programa, o interessado deve ser morador de Guararema por, no mínimo, três anos, ter mais de 18 anos, estar desempregado nos últimos seis meses, não ter sido demitido ou exonerado do serviço público e não estar participando de outros programas sociais do Governo Federal e Estadual.

“A situação de calamidade criada em todo Brasil por conta da Covid-19 fez com que a gente estruturasse o Avança Mais Guararema e oferecesse para a população que necessita”, finaliza o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Marlon Rodrigues.