Guararema

Professora Adriele dá aulas para a categoria de base de Ginástica Rítmica da SEMCEL

Aos 24 anos, Adriele Arice é professora da categoria de base da Ginástica Rítmica da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer em Guararema

Fabiana Uchoas

Publicado

há 5 anos

em

Professora Adriele dá aulas para a categoria de base de Ginástica Rítmica da SEMCEL

São os movimentos graciosos e coordenados, a força muscular e flexibilidade que formam a base da Ginástica Rítmica. Para quem pratica, a disciplina e o amor pela modalidade são essenciais para sustentar esta base de um dos mais belos esportes olímpicos, praticado apenas por mulheres.

A Ginástica Rítmica é na verdade uma ramificação da Ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de Balé e Dança Teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios da modalidade, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

Aos 24 anos, Adriele Arice da Costa reúne todos os elementos necessários para a prática da Ginástica Rítmica. Iniciou na modalidade aos oito anos, quando começou a desenvolver suas habilidades chegando a participar, ainda na infância, de diversos torneios regionais e estaduais representando Guararema.

De lá pra cá, Adriele foi aluna de Ginástica Rítmica da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (SEMCEL) e estagiária do curso de Educação Física. Hoje, após a sua licenciatura e bacharelado em Educação Física, curso técnico de Ginástica Rítmica e pós-graduação em Reabilitação de Lesões e Doenças musculoesqueléticas; é ela quem dá aulas para mais de 50 alunas de 6 a 15 anos que compõem a categoria de base de Ginástica Rítmica da SEMCEL.

"A categoria de base é a iniciação da Ginástica Rítmica, onde é despertado o interesse da criança pela prática desportiva. Nesta fase são desenvolvidas as habilidades básicas, sem que haja o objetivo de rendimento em competições, ocasionando diversos benefícios para as alunas. Costumo de dizer para as meninas que o mais importante é querer! A técnica e as habilidades qualquer uma pode desenvolver com muito treino e foco", disse Adriele.

Os benefícios vão além dos benefícios físicos e para a saúde, contribuindo também para a formação das alunas como cidadãs. "São inúmeros benefícios à saúde, pois exercita o corpo como um todo, proporcionando aumento de força, flexibilidade, resistência, potência muscular, equilíbrio, alinhamento postural, agilidade, controle corporal e coordenação motora, porém também há um ganho muito grande na sociabilização das meninas e formação como cidadãs", finalizou.