Equipe gestora da rede pública municipal participa de formação com tematização da prática pedagógica

Divulgação

A equipe gestora da rede pública municipal de Guararema participou de mais um momento de formação continuada, organizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Neste encontro, foi realizada a tematização da prática pedagógica, que segundo Telma Weisz, doutora em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento e formadora de professores, nada mais é do que a "análise que parte da prática documentada para explicitar as hipóteses didáticas subjacentes ao trabalho do professor". Ou seja, refletir sobre o cotidiano no interior das unidades escolares. Para dar início a esta atividade, a coordenadora Ester Restivo foi convidada a tematizar a sua prática, socializando aos demais gestores a formação em Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), realizada na Escola Municipal Prof. Dr. Domingos Lerario, Rua Shigueshi Takahashi, nº 51, acerca da “Taxonomia de Bloom”, teoria que propõe a organização hierárquica dos processos cognitivos de acordo com os níveis de complexidade e objetivos do desenvolvimento cognitivo desejado e planejado pelo educador. Reunidos, os responsáveis pelas escolas se debruçaram na troca de experiências visando contribuir para o fortalecimento da rede. Com o tema “Foco”, houve dinâmicas e partilha de práticas significativas que levaram os presentes a refletirem sobre o nível de comprometimento para com as atividades desempenhadas. Segundo a Assessora da Educação Infantil “cada gestor é um agente de formação e desenvolvimento. Uma equipe, com planejamento, foco e trabalho, consegue ser forte e construir uma Educação de Qualidade”. Para ela, pelo viés da troca de experiências e comunicação entre os líderes é possível que se construa uma equipe cada dia mais forte. “Foi um encontro muito proveitoso. Deixou lições, aprendizado e sanou algumas dúvidas administrativas. Um momento para compartilhar ideias e experiências com foco no aprendizado”, pontuou Michele. A formação foi um sucesso! A cada novo encontro, diferentes gestores tematizarão suas práticas, oferecendo aos pares um corpo de ideias e teorias para aplicar em suas escolas. Aprender por meio de experiências possibilita aos educadores inter-relacionar teoria e prática, aprimorando assim as relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos.