Guararema

Jesus faz a diferença

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 5 anos

em

Jesus faz a diferença

A família foi planejada e criada por Deus para ser 
o lugar da felicidade humana, um lugar de vida em plenitude.  O ninho da afetividade, um lugar de se compartilhar o amor.  Uma escola de crescimento,  um laboratório de vida e valores. A nossa primeira “igreja” onde devemos viver a nossa principal relação com Deus e tornarmos mais cristãos.
Para você, sua família tem sido um lugar de felicidade, de vida plena?  Tem sido o seu ninho de afetividade?  Sua família tem sido uma escola de vida e valores? O que você tem aprendido de bom através das suas relações familiares? Se você é pai ou mãe, o que suas atitudes e comportamentos têm ensinado aos seus filhos?  Você tem se preocupado em dar um bom testemunho de amor e de cristão  dentro de sua casa?  A família é realmente o lugar que Deus criou para a nossa felicidade. Mas, para muitos, ela tem sido o lugar de grandes lutas e dramas da vida.  Para alguns, a família é uma maravilha, a melhor coisa do mundo, mas para outros é um pesadelo.  É na família que celebramos as nossas vitórias e é também nela que curtimos a nossa dor mais amarga. João 2.1-11 nos retrata o primeiro milagre de Jesus , transformando agua em bom vinho. Este milagre, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.    Se observarmos bem descobriremos que esse texto nos ensina algumas lições tão ricas que, se as praticarmos, elas têm o poder de revolucionar nossas vidas, nossas  famílias nos dias de hoje.  1.Lição : Jesus é a pessoa mais importante a ser convidada para as nossas casas. Jesus estava presente naquela festa. Ele foi convidado e lá compareceu. A presença e a intervenção de Jesus naquele casamento salvou aquela família de um grande constrangimento.  A maior necessidade das famílias hoje é da presença de Jesus. As pessoas não estão precisando tanto de mais dinheiro ou mais conforto, isso a maioria tem , mas  estão precisando muito da presença de Jesus na família.   Um lar pode ter tudo: dinheiro, conforto, saúde, amigos e prosperidade, mas se Jesus ainda não é o centro da sua vida e do seu lar, está faltando o principal. Só Jesus pode satisfazer a sua alma e dar sentido pleno à sua vida e à sua família.  2.Lição:  Mesmo quando Jesus está presente, os problemas acontecem. Jesus estava presente, mas o vinho acabou. O vinho é símbolo da alegria. Muitos casamentos e muitas famílias já formadas estão caminhando pela vida sem alegria. O vinho já acabou. Há muitas pessoas feridas, machucadas e desiludidas dentro das famílias. Há casamentos que estão vivendo o drama do desencanto, da decepção e da amargura.    Há famílias que mesmo pertencendo ao Senhor, curtem a dor da separação, vivem em desarmonia e não conseguem experimentar a verdadeira alegria na vida familiar.  
 

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.