Guararema

Morador de rua que impedia uso de vestiário ganha nova moradia

“A Prefeitura de Guararema ofereceu a assistência necessária para que o cidadão tivesse acesso aos diversos programas”, informa a nota

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Morador de rua que impedia uso de vestiário ganha nova moradia

O vereador Alemão disse que o maior desafio foi convencer o homem em aceitar a mudança / Foto: Reprodução

No mês de janeiro, a equipe do O Novo recebeu a informação de que um homem em situação de vulnerabilidade estava ocupando as dependências do vestiário da escola municipal E.M. Sylvio Luciano de Campos, localizada na Praça da Freguesia da Escada, em Guararema, com a presença de três cães. O caso repercutiu e pessoas da Associação de Moradores do bairro, juntamente com a Prefeitura da cidade, se reuniram para reverter a situação. 

Depois de 24 dias que a nossa equipe publicou a matéria, foi informado nesta última quinta-feira (02), que o morador de rua foi realocado para um novo ambiente. Em contato com a Prefeitura de Guararema, uma nota foi enviada para confirmação do caso.

“A Prefeitura de Guararema ofereceu a assistência necessária para que o cidadão em situação de vulnerabilidade social tivesse acesso aos programas Federais, Estaduais e Municipais que cabiam em sua situação, para obter condições apropriadas de vida”, finalizou.

Ao receber a informação direto da Prefeitura, a nossa equipe conversou também com o presidente da Associação de Moradores, do bairro Freguesia da Escada, Leonardo de Noce. Segundo ele, houve um conjunto de forças para que essa situação tivesse êxito, como a participação da comunidade, a Câmara dos Vereadores, entre outros, pois em determinado momento, a situação chegou a ficar precária.

“Em breve a quadra e o vestiário já estarão disponíveis para acolher as crianças do local”, disse o presidente. 

Ainda em contato com o presidente da Associação de Moradores Freguesia da Escada, o Noce, a Associação de Moradores Freguesia da Escada - Dona Luiza Lemes, atuou fortemente junto com os órgãos. “Foi um mix de ajuda de todos os órgãos, como também de quem vive em Guararema, para que tivéssemos esse sucesso.”

A nossa equipe aproveitou também para falar com o vereador Marcos Britto, mais conhecido como Alemão. Ele contou qual foi o principal desafio, junto com a Câmara, para reverter o cenário. “O principal desafio foi a reivindicação dos moradores pelo espaço e acolhimento da pessoa e dos seus cachorros, como também o convencimento do homem em situação de vulnerabilidade de aceitar a mudança.”

Por fim, o morador recebeu ajuda com a sua mudança, o local onde o mesmo habitava está limpo e o vestiário segue agora trancado, à disposição da Secretaria de Esporte.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.