Guararema

Morador de rua ocupa vestiário de escola em Guararema e impede uso 

Segundo o presidente da associação de moradores da Freguesia da Escada, o homem está ocupando o espaço há um ano

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Morador de rua ocupa vestiário de escola em Guararema e impede uso 

Moradores da Freguesia da Escada se unem para reverter cenário imposto pelo indivíduo / Foto: Reprodução

Foi encaminhado à equipe do O Novo nesta terça-feira (03) a informação de que um morador de rua estaria ocupando o vestiário da quadra escolar municipal E.M. Sylvio Luciano de Campos, localizada na Praça da Freguesia da Escada, em Guararema, com a presença de três cães, os quais já fizeram vítimas. 

De acordo com o presidente da associação de moradores do bairro Freguesia da Escada, Leonardo de Noce, o homem está ocupando o espaço há aproximadamente um ano. “Ele se encontra em todos os vestiários localizados na quadra da praça, onde as crianças da escola utilizam para suas necessidades, assim como também para realizarem as atividades físicas. Os cachorros do morador são agressivos e, inclusive, já tem casos relatados com B.O feitos em delegacias de agressão dos animais.”

“O rapaz tem ainda ofendido e agredido as pessoas verbalmente. O poder público já foi incessantemente acionado”, complementa o presidente, Leonardo de Noce.

Ele disse ainda que essa situação está atrapalhando o coletivo e a vivência em sociedade. “Ele está impossibilitando as crianças que estudam e as que moram de frequentarem o local. Além disso, ele quer viver de doações.”

Diante do caso, a nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura da cidade para saber quais atitudes estão sendo tomadas para reverter este cenário. Foi então enviada a seguinte nota:

“As Escolas Municipais "Sylvio Luciano de Campos" e "Joaquim José da Costa", que ficam no Bairro Freguesia da Escada, estão atualmente fechadas, em razão das férias escolares. 

A Prefeitura de Guararema informa que não há e nunca houve morador de rua ocupando instalações das Escolas Municipais.

No bairro Freguesia da Escada há uma quadra com vestiários, que pertence à Mitra Diocesana. No entanto, como trata-se de uma propriedade privada, a Prefeitura não tem informações ou registro de denúncias sobre a situação apontada.” 

Apesar do apontamento da Prefeitura, autoridades estão cientes do caso e agem para atrair soluções. O vereador Marcos Britto, mais conhecido como Alemão, nos informou que a mesma tem “conhecimento e que já foi comunicada diversas vezes sobre o assunto.”

“Eu, como vereador, solicitei por diversas vezes uma providência na Secretária de Assistência Social, inclusive falei com o secretário, mas nada pude fazer. E um ponto que gera ainda mais problema é que ele não tem a pretensão de deixar o local”, diz Marcos Britto.

Por fim, a nossa equipe continua a acompanhar o caso e os possíveis desfechos.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.